COPA

Jogo contra o Chile marca a volta de Fred ao Mineirão, onde ele despontou no futebol

Após ter feito primeiro gol, atacante vê retorno ao estádio com otimismo

postado em 27/06/2014 08:40 / atualizado em 27/06/2014 08:56

Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

Paulo Galvão
Enviado Especial

Teresópolis (RJ) –
Natural de Teófilo Otoni, revelado pelo América e artilheiro no Cruzeiro, o atacante Fred voltará neste sábado ao estádio em que se projetou para o futebol internacional, o Mineirão. Usando a camisa 9 da Seleção Brasileira, ele tentará usar o ambiente que sempre lhe foi favorável para ajudar o Brasil a conquistar mais uma vitória na Copa do Mundo de 2014, desta vez diante do Chile, às 13h, o que garantirá vaga nas quartas de final.

O jogador se mostra bastante otimista para o jogo, principalmente depois que conseguiu balançar a rede na goleada por 4 a 1 sobre Camarões, segunda-feira, em Brasília, ainda pela fase de grupos. “O Mineirão me traz sempre uma energia diferente. Já fiz grandes jogos lá, marquei muitos gols. É um estádio que me dá mais confiança, conheço os atalhos do campo e me sinto em casa”, diz o atacante, que se mostra orgulhoso de suas origens. “Tenho honra de ser mineiro, gosto muito do meu provo, galera tranquila, educada, que trata todo mundo bem. Vocês (repórteres) que forem lá vão ver.”

Pressão
A intenção é repetir o jogo contra os camaroneses e marcar ao menos um gol. Afinal, a pressão sobre ele diminuiu, mas ainda existe. Para não desanimar nos momentos difíceis, em que as cobranças vieram pesadas, ele contou com o apoio de uma pessoa muito importante: o técnico Luiz Felipe Scolari. Agora, espera retribuir jogando bem.

“Felipão é um cara que compra a briga de todo mundo, ajuda ao máximo, tenta extrair o melhor de cada um. Ele foi muito importante para mim tanto na Copa das Confederações quanto neste início de Copa do Mundo. Sei o fim desta história, sei que vai dar tudo certo para nós, mas também sei que preciso melhorar. Não quero decepcionar meus amigos, meus familiares. Então, procuro sempre dar o máximo e vai ser assim contra o Chile”, afirma.

Fred acredita que não poderia haver momento melhor para crescer de produção. Afinal, agora começam os mata-matas e ele vê o Escrete Canarinho muito forte. “Neste último jogo o time inteiro evoluiu e todos os setores jogaram melhor. Agora chegou a parte decisiva e temos de crescer ainda mais na parte coletiva. E acho que é nestas horas que meu jogo tende a render mais”, declara o jogador. “Sabíamos que íamos começar no nível 5, subir para 6, para 8 e chegar a 10 a partir das oitavas. É melhor começar devagar e crescer que começar lá em cima e cair.”

Só falta a confirmação
O técnico Luiz Felipe Scolari indicou nessa quinta-feira, em treino coletivo realizado na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), que a escalação da Seleção Brasileira para o duelo contra o Chile, amanhã, no Mineirão, pelas oitavas de final, deverá ser alterada. E uma mudança parece ser certa: a entrada do volante Fernandinho no lugar de Paulinho. Além disso, o treinador testou outrasmudanças. No intervalo do coletivo, o lateral direito Maicon ocupou a vaga de Daniel Alves. Durante a etapa final, o volante Ramires entrou no lugar do atacante Hulk. Já o zagueiro David Luiz deixou a atividade antes do final, com dores nas costas, sendo substituído por Dante.