ADEUS, COPA!

Copa de 2014 foi a última para vários jogadores do atual elenco da Seleção Brasileira

12 jogadores do atual elenco não devem compor elenco para Mundial da Rússia

postado em 10/07/2014 08:34 / atualizado em 10/07/2014 08:54

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Jefferson Bernardes/VIPCOMM
Na mesma entrevista em que abusou da paciência do torcedor brasileiro para explicar o inexplicável, Luiz Felipe Scolari  exagerou ao projetar que 70% do atual elenco da Seleção chegará à Copa da Rússia, em 2018. Dezesseis, 17, 18 atletas, cogitou ele. Conta errada. Na verdade, para 12 jogadores do time que fracassou no objetivo de conquistar a Copa em casa, esta foi, muito provavelmente, a última oportunidade. Alguns, pela idade avançada. Outros pelo simples fato de só terem disputado a competição por terem a confiança ou a simpatia do treinador.

Dentre os mais experientes, encontram-se Julio Cesar, Daniel Alves, Maicon e Fred, todos com pelo menos dois Mundiais no currículo. No caso do goleiro, são três presenças. Em 2006, como terceiro goleiro. Em 2010 e 2014, como titular. O próprio goleiro já destacou que o jogo de sábado será a sua despedida das Copas - terá 38 anos em 2018.

 

Jefferson Bernardes/VIPCOMM
O atacante Fred disputou, neste ano, a sua segunda Copa. Esteve na edição realizada na Alemanha, em 2006. Mal física e tecnicamente, ficou de fora em 2010. Mas deu a volta por cima e chegou ao Mundial em casa com a obrigação de ser o homem-gol da Seleção - função na qual falhou. Os dois laterais direitos, por sua vez, estiveram na Copa da África do Sul, quando disputaram posição. Maicon ganhou a parada. Em 2014, Daniel Alves começou titular. Nos dois últimos jogos, Maicon assumiu a ala. Em todos os casos, o resultado foi sempre o mesmo: eliminação.

 

Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Há outros nomes menos importantes que também não devem ir para a Rússia por conta da idade. É o caso dos goleiros Victor e Jefferson, bem como do zagueiro Dante e o lateral esquerdo Maxwell. Os volantes Fernandinho e Hernanes terão 33 anos em 2018. E até podem alimentar o sonho de disputarem o torneio pela segunda vez. Porém, é improvável que mantenham o alto nível de exigência nos próximos quatro anos.

Queridinhos
Por fim, aqueles que somente graças a Scolari tiveram a oportunidade de colocar no currículo a participação em um Mundial. Extremamente contestado, o zagueiro Henrique só foi convocado por ser homem de confiança do treinador desde os tempos do Palmeiras. Jô conquistou a sua vaga pelo que mostrou na Copa das Confederações. Para o bem do futebol brasileiro, aos 31 anos, o atacante deve ser carta fora do baralho.