Futebol Nacional
None

PERNAMBUCAN0 SUB-20

Vitrine do Futebol: Campeonato Pernambucano sub-20 larga neste fim de semana com 8 jogos

Partidas acontecem sábado e domingo para 16 das 18 equipes participantes da disputa

postado em 17/08/2019 10:09 / atualizado em 17/08/2019 09:01

<i>(Foto: Divulgação/FPF)</i>
Neste final de semana, sete cidades pernambucanas receberão a 1ª rodada do Campeonato Pernambucano sub-20 de futebol. Para edição deste ano, 18 equipes entrarão em campo divididas em quatro grupos, sendo dois com quatro participantes e outros dois com cinco. Sendo assim, em todas as rodadas um clube das chaves maiores folgarão.
 
Serra Talhada, Caruaru, Ipojuca, Feira Nova, Garanhuns, Barreiros e Santa Cruz do Capibaribe serão palco para Porto, Náutico, Ypiranga, Ipojuca, Atlético, Salgueiro, Sete de Setembro, Serrano, Petrolina, Santa Cruz, Barreiros, Cabense, América, Central, Sport e Vitória. Retrô e Ferroviário do Cabo foram contemplados com as primeiras folgas intercaladas.

“A ideia da competição é que os clubes grandes possam identificar valores e dar sequência à carreira desses atletas”, ressaltou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol - FPF, Evandro Carvalho.

O presidente, em entrevista ao Superesportes, reforçou que a competição é sem custos para os clubes, já que a taxa de arbitragem é paga pela FPF e o deslocamento nas cidades acontece em parceria com as prefeituras locais.

“A competição é primeiramente um laboratório, onde passa a ter uma atuação profissional, com suporte profissional, fiscalização e implantação”, complementou Evandro em relação à importância da disputa.

Um velho conhecido da torcida pernambucana que revelado pelo mesmo formato à sua época é o ex-jogador Chiquinho, que iniciou sua participação no “mundo da bola” em um campeonato de times de várzea da Região Metropolitana do Recife. Destacado nas atuações, foi chamado para o Sport e no ano seguinte, em 1994, defendeu a camisa rubro-negra na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Quando retornou, iniciou treinos no elenco profissional do Leão. Um marco na carreira foi ter sido convocado para Seleção Brasileira, apesar de não ter entrado em campo por estar machucado.

Acreditando na competição de base enquanto ferramenta de amadurecimento e oportunidades, Chiquinho exaltou o potencial pernambucano para revelação de novos talentos. “Esse tipo de competição é um estímulo importantíssimo e fundamental na formação de novos talentos.  Quanto mais eles competem, mais estimulados vão estar, e mais preparados vão ficar para quando tiver oportunidade na equipe profissional”, declarou o ex-atleta.

Episódio polêmico

A finalíssima do Pernambucano sub-20 em 2018, ficou marcada além do 3 a 2 aplicado pelo Porto (atual campeão) em cima do Santa Cruz, na Arena de Pernambuco. Mas também pela agressão, por parte de membros da torcida recifense, ao trio de arbitragem que comandou a partida. O árbitro Thiago Nascimento foi uma das vítimas das agressões e teve um corte na altura do olho direito. 

Times participantes 

GRUPO A
Petrolina, Salgueiro, Serrano e Sete de Setembro

GRUPO B
Central, Náutico, Porto e Ypiranga

GRUPO C
Barreiros, Cabense, Ferroviário do Cabo, Ipojuca e Santa Cruz

GRUPO D
América-PE, Atlético-PE, Retrô FC, Sport e Vitória

Confira a programação

Jogos do Sábado (17/08)
Sete de Setembro x Salgueiro, às 15h, no Estádio Marco Antônio Maciel (Gigante do Agreste), em Garanhuns.
Serrano x Petrolina, às 15h, no Estádio Municipal Nildo Pereira de Menezes, em Serra Talhada.
Ypiranga x Náutico, às 15h, no Estádio Otávio Limeira Alves (Limeirão), em Santa Cruz do Capibaribe
Barreiros x Santa Cruz, às 15h, no Estádio Municipal Luiz Brito Bezerra de Melo, em Barreiros.
Ipojuca x Cabense, às 15h, no Estádio Municipal Doutor Antônio Dourado Neto, em Ipojuca.
Atlético x América, às 15h, no Estádio O Gonzagão, em Feira Nova.

Jogos do Domingo (18/08)
Central x Porto, às 10h, no Estádio Luiz José de Lacerda (Lacerdão), em Caruaru.
Vitória x Sport, às 15h, no Estádio O Gonzagão, em Feira Nova.

A 2ª rodada da competição está prevista para ser iniciada no dia 24 de agosto.