Futebol Nacional
None

CORONAVÍRUS

Federação Pernambucana pagará 30 testes de Covid-19 para cada clube e preocupa dirigentes

Número é considerado insuficiente para os clubes do interior, que alegam não terem recursos para bancarem mais testagens na volta aos treinos

postado em 04/06/2020 20:36 / atualizado em 04/06/2020 20:51

(Foto: Ministério da Saúde)
Com o Governo de Pernambuco autorizando a volta aos treinos a partir do próximo dia 15, a Federação Pernambucana e os clubes seguem amarrando os detalhes para esse retorno. Nesta quinta-feira, em reunião por videoconferência, dirigentes da FPF e médicos repassaram aos clubes os pontos do protocolo de segurança necessário para essa reapresentação. Alguns, no entanto, foram recebido com preocupação. Principalmente pelas agremiações do interior. Entre eles, a garantia por parte da Federação de bancar apenas 30 testes diagnósticos da Covid-19 para cada clube.

A partir desse número, cada um terá que arcar com a sua própria testagem. Custo que de forma unânime, segundo os presidentes ouvidos pela reportagem, está fora da realidade dos clubes. Vale ressaltar que esses diagnósticos pagos pela FPF são apenas para a volta aos treinos, e não para o retorno dos jogos.

“A federação informou que vai bancar 30 testes para cada clube. A partir daí vamos ter que nos virar. Só vai entrar em campo que fizer esses testes. Então vamos ter que dividir entre os jogadores e a comissão técnica. Se não tiver dinheiro vão ser só esses trinta mesmo. Já expliquei para a Federação que o Salgueiro não tem como bancar mais testes. O dinheiro é para bancar salários e outras despesas. Se tirar, vai faltar. Acredito que nenhum outro clube possa pagar esses testes”, destacou o presidente do Salgueiro, José Guilherme.

Preocupação semelhante a do presidente de honra da Acadêmica Vitória, Paulo Roberto. “A gente está querendo se equiparar a países de condições econômica e social muito melhores que as nossas. Não podemos podemos pensar em uma volta com os clubes tendo apenas trinta testes. Porque não são apenas os jogadores. Temos comissão técnica e outros funcionários. E também não podemos fazer uma volta fazendo esses testes uma vez só”, argumentou.

Vale ressaltar que existem dois tipos de testes rápidos do novo coronavírus. Um que aponta se a pessoa já foi infectada com a doença e que com isso adquiriu anticorpos e outro que aponta apenas se a pessoa está o não infectada. 

“Uma pessoa pode dar negativo hoje, e positivo amanhã. Não se pode fazer teste uma vez só e sim alguns períodos de testes. Até a gente saber se a curva (de contágio) foi para baixo. O ideal seria a Federação dar para os clubes trinta testes em um período, mais trinta em outro período e mais trinta em outro. É preciso fazer pelo menos três testagens”. 

Data para o retorno do Estadual

Outro ponto criticado pelos clube é a pretensão da Federação Pernambucana de Futebol de retornar o Estadual já no dia 28. Data que os clubes do interior julgaram ser impossível de ser cumprida. Clubes como Vitória, Decisão e Petrolina dispensaram todos os seus elencos com a pandemia e não possuem jogadores no momento.

“Não tem condições de voltar o Campeonato Pernambucano no dia 28. Os times não vão aceitar essa data de maneira nenhuma. Se for no dia 15 de julho tudo bem, porque teremos um mês de preparação”, reclamou o presidente do Afogados, João Nogueira.

No entanto, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, em contato com a reportagem, voltou a destacar que a intenção da entidade é concluir o Pernambucano ainda na primeira quinzena de julho. Já sobre a quantidade de testes da Covid-19, o Diario não conseguiu entrar em contato com o diretor de competições Murilo Falcão que participou da videoconferência.