Futebol Nacional
None

RESPEITO

Conscientização e combate à violência: Trio de Ferro se mobiliza em 'Dia do Orgulho LGBT+'

Náutico lançou um espaço no site oficial e aplicativo do clube voltado para denúncias; Santa fez parceria com torcida e Sport também demonstrou apoio

postado em 28/06/2020 15:00 / atualizado em 28/06/2020 15:01

(Foto: Reprodução / Twitter)
O futebol é um universo esportivo que ao longo de sua história reflete elementos culturais, econômicos e políticos, entre outras questões da sociedade. Nos últimos anos, a conscientização popular em torno da causa pela orientação sexual ganhou mais força no Brasil, inclusive nas arquibancadas. E neste dia 28 de junho, como em outros anos, o Trio de Ferro do Recife, Náutico, Santa Cruz e Sport, se posicionou através das redes sociais, em apoio ao Dia Internacional do Orgulho LGBT+.

Os alvirrubros lançaram através do aplicativo NAU e do site oficial do Náutico um espaço exclusivo, voltado para a realização de denúncias de abusos e violência contra mulheres e a comunidade LGBT , assim como casos de racismo. O campo de 'contato' e o botão exclusivo no aplicativo - que é gratuito - redireciona torcedores para portais de denúncia do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do Disque 180 (violência contra mulher) e Disque 100 (violência contra LGBTs e casos de racismo).

"Foi pensando em ajudar as vítimas a externar e denunciar todo e qualquer tipo de violência que o Náutico aderiu a esta campanha. Não é momento de se calar ou de aceitar agressões. O Timbu está junto nessa", destaca o clube em nota.

Por sua vez, o Santa Cruz realizou uma parceria com a torcida organizada Coral Pride, Camisa 24, primeira formalizada no futebol pernambucano para acolher torcedores LGBT e combater a homofobia no esporte.

As imagens exibidas em postagem via Twitter do clubes trazem informações sobre diferentes orientações sexuais e canais de comunicação para torcedores em geral, com "intuito de contribuir com o entendimento e construção de uma sociedade mais justa, respeitando o direito de todos", diz o clube.

Mais modesto, o Sport também se posicionou através de uma postagem via Twitter, pedindo respeito e reconhecimento à torcida LGBT . "No Leão, é um por todos e todos por um. O orgulho de ser aceito, ser respeitado e ser reconhecido é o que queremos que todos carreguem no peito. #PeloSportTodos!"