Náutico
None

NÁUTICO

Náutico vence Botafogo-PB, no Almeidão, quebra tabu e se classifica às quartas da Série C

Pernambucanos jogam melhor que alvinegros, têm mais chances ofensivas, conseguem a vitória pelo placar mínimo e sela vaga nas quartas de final da C

postado em 17/08/2019 18:55 / atualizado em 18/08/2019 16:22

<i>(Foto: Léo Lemos/CNC)</i>
Classificado. Agora o torcedor do Náutico pode dormir tranquilo, uma vez que não há mais possibilidade matemática da equipe encerrar a primeira fase da Série C fora do G4. Agora, para o acesso à Segunda Divisão do futebol brasileiro, faltam apenas dois jogos. Para se garantir, o Timbu precisava apenas empatar com o Botafogo da Paraíba, mas fez melhor e venceu, fora de casa, pelo placar mínimo, com gol de Álvaro. Com a vitória, o Timbu também quebrou um tabu diante do Belo em João Pessoa. Isso porque a último triunfo na capital contra o rival na capital paraibana havia ocorrido em 2001.

Agora, antes de se preocupar com o rival das quartas de final, o Náutico tem um compromisso caseiro. Nos Aflitos, o Timbu recebe o Santa Cruz em um Clássico das Emoções que valerá pode definir a situação do Tricolor na Série C. Para o alvirrubro, o jogo vale o direito de decidir as próximas fases em casa. Já o Belo, enfrenta o Treze em Campina Grande precisando da vitória para manter as chances de classificação.

O JOGO

A partida começou com bastante equilíbrio no Almeidão. O Belo apresentava mais domínio da posse de bola, mas encontrava dificuldades para encontrar espaço na defesa alvirrubra. O Náutico, por sua vez, era mais ferino no ataque e só não abriu logo o placar porque o goleiro Saulo, em grande tarde, operou belíssimas defesas. O primeiro tempo também teve um caráter um pouco duro, com princípios de confusão em campo e dois cartões amarelos mostrados para o Náutico.

O Botafogo da Paraíba não se encontrou ao longo do primeiro tempo. A equipe só conseguiu levar perigo ao gol de Jefferson em poucos chutes de longe. Assim, pouco pressionado, o Náutico teve mais liberdade para liberar seus laterais ao ataque, com destaque para Hereda, participativo em todos os setores do campo. Nesse cenário, o Timbu manteve maior poderio ofensivo durante todos os 48 minutos do primeiro tempo, mas nada disso foi suficiente para tirar o zero do placar, apesar das boas oportunidades.

SEGUNDO TEMPO

Depois do intervalo, o jogo voltou em outro ritmo. O Botafogo da Paraíba cresceu e passou a encontrar mais espaços para chegar ao ataque. O Náutico, por outro lado, já mais cansado, teve dificuldades para furar o bloqueio botafoguense e demorou para levar perigo ao gol de Saulo. Quando levou, porém, foi fatal.

Aos 20 do segundo tempo, em cruzamento de lateral de Hereda, a defesa paraibana, a bola quicou na área e sobrou livre para Álvaro surgir por trás dos zagueiros e abrir o placar de cabeça. Esse foi o primeiro gol do atacante no alvirrubro. No minuto seguinte, o Botafogo respondeu subindo ao ataque e até conseguiu empurrar a bola para o fundo das redes, mas o árbitro já marcava impedimento de Felipe Alves.

Depois do gol, o Náutico assumiu o papel defensivo e trocou Matheus Carvalho e Jhonnatan por Wagninho e Fernando Lombardi. O Botafogo, precisando da vitória, foi mais agressivo ao ataque e forçou Jefferson a operar belas defesas. Subindo mais, os paraibanos abriram mais espaço para as subidas alvirrubras e o confronto ganhou maior intensidade e velocidade dos dois lados. Mas o jogo de contra-ataques não rendeu gols, apenas uma expulsão por segundo cartão amarelo ao lateral Fábio Alves.

FICHA DO JOGO
 
Náutico 1
Jefferson; Hereda, Diego Silva, Camutanga e Erick Daltro; Josa, Jhonnatan (Fernando Lombardi) e Matheus Carvalho (Wagninho); Thiago, Álvaro e Rafael Oliveira (Wallace Pernambucano). Técnico: Gilmar dal Pozzo.

Botafogo-PB 0
Saulo; Neílson, Fred (William Goiano), Donato e Fábio Alves; Serginho (Nando), Juninho Silva e Clayton; Marcos Aurélio (Elvinho), Kelvin e Felipe Alves. Técnico: Evaristo Piza.

Local: Estádio Almeidão, João Pessoa/PB.
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Luiz Andrino (ambos de SP) 
Gols: Álvaro (20' do 2º T)
Cartões Amarelos: Camutanga, Rafael Oliveira, Matheus Carvalho (NAU)
Cartão Vermelho: Fábio Alves (BOT)