Náutico
None

NÁUTICO

Há 30 anos, Nivaldo entrava para a história com o gol mais rápido do Campeonato Brasileiro

Ex-atacante do Náutico precisou de apenas oito segundo para balançar as redes do Atlético-MG e torce para que recorde não seja quebrado

postado em 18/10/2019 15:35 / atualizado em 18/10/2019 16:28

<i>(Foto: Arquivo DP)</i>
Oito segundos que duram até hoje. Nesta sexta-feira, a torcida do Náutico revive um marco cravado pelo clube na história do futebol nacional. Há exatos 30 anos, no dia 18 de outubro de 1989, o atacante alvirrubro Nivaldo marcou o gol mais rápido da história do Campeonato Brasileiro ao abrir o placar na vitória por 3 a 2 sobre o Atlético-MG, nos Aflitos, com apenas oito segundos de jogo. Recorde que permanece três décadas depois e que, pelo desejo do ex-jogador, continuará intacto por muito tempo.  

Atualmente, com 52 anos, Nivaldo confessou, em entrevista ao Superesportes, que só teve conhecimento do marco nacional, após a partida, através da imprensa mineira. “A gente saiu para comemorar e eu não sabia que tinha sido o mais rápido do Brasileiro. Aquele foi o pontapé para termos conquistado a vitória. Hoje é o mais importante marco da minha carreira”, reconheceu.

Ao todo, o ex-atacante defendeu a camisa do Náutico por cinco anos, nas temporadas de 1989 (quando conquistou o título estadual) a 1993. O suficiente para que o Alvirrubro esteja sempre presente na sua vida. “Agradeço, de coração, ao clube, aos companheiros que me ajudaram e à torcida”, afirmou.

Sobre a possível quebra do recorde de marcação em oito segundos, Nivaldo, entre risos, afirmou não querer que isso se torne realidade. “A gente torce para que isso nunca aconteça. Tem vários campeonatos brasileiros, mas a gente torce que continue assim. Quero comemorar todo ano, porque é importante para mim”, comentou orgulhoso.

Torcedor assumido do Timbu, Nivaldo também analisou o atual momento do clube, que voltou a fazer história ao conquistar o seu primeiro título nacional ao vencer a Série C, retornando assim à Segunda Divisão. “ O Náutico subiu, foi campeão, e isso é um título muito importante. Em 2020, espero que seja melhor que foi esse ano. Temos que pensar como time grande, em subir para a primeira, porque temos todas as condições. O Náutico é gigante, e com esse título vai crescer mais ainda”, vislumbra.

“A paixão continua do mesmo jeito, só mudou a idade. Gosto do Náutico, faço de tudo para estar lá, e vou para jogos. O símbolo do Náutico é o meu coração, eu sou apaixonado pelo Náutico e ninguém me tira isso”, finalizou o recordista Nivaldo. Um nome gravado na história do futebol brasileiro. 

A repercussão na época

<i>(Foto: Arquivo DP)</i>
Curiosamente, o gol de Nivaldo, aos oito segundos de jogo, não teve uma grande repercussão de imediato. A matéria sobre a partida publicada do Diario de Pernambuco, relata o feito, sem grande alarde, no relato do jogo. Mas elegeu outro destaque para a noite: o atacante Bizu, autor dos dois gols que garantiram a vitória, de virada, por 3 a 2. Ironicamente, destacando a velocidade com que eles foram marcados.
 
“Bizu foi o herói da equipe alvirrubra ao marcar dois tentos em dois minutos (39 e 41 minutos do segundo tempo)”, relatou o Diario.

Sobre o gol de Nivaldo, o texto descreve o lance, mas não se dá conta do feito que entraria para a história.
 
“Seria uma injustiça a derrota para o clube alvirrubro, que entrou em campo determinado a chegar à vitória e abriu o marcador, aos 8 segundos de jogo, com três toques. Bizu tirou o centro para Augusto, que passou de primeira para  Nivaldo, que encheu o pé, fazendo 1 a 0.”