Basquete
None

BASQUETE

Em casa, Universo/Brasília deixa vitória escapar contra o Flamengo

Em noite de ginásio lotado e partida decidida nos últimos lances, equipe do DF acaba derrotada pelo rubro-negro do Rio por 86 x 81

postado em 18/10/2019 23:48 / atualizado em 19/10/2019 00:04

<i>(Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)</i>

O Ginásio da Asceb recebeu 1.280 pessoas, nesta sexta-feira (18/10), para acompanhar o confronto dos dois clubes mais vitoriosos do Novo Basquete Brasil (NBB). Com amplo favoritismo para o lado rubro-negro, o Universo/Brasília fez uma grande exibição, mas não foi páreo para o esquadrão vermelho e preto. Atual campeão do NBB e do Campeonato Carioca, o time do Rio veio à capital do país com a obrigação de vencer e cumpriu o objetivo. Mesmo sendo surpreendido por um basquetebol de alto nível dos donos da casa, os comandados do técnico Gustavinho venceram por 86 x 81.

A vitória do Flamengo foi liderada pelo ala Marquinhos, que apareceu especialmente na segunda parte do jogo e marcou 21 pontos, sendo o cestinha da partida. O norte-americano Zach Graham, maior pontuador do Universo/Brasília na temporada e principal reforço do Flamengo para esta edição do NBB, terminou com apenas seis pontos e nenhuma assistência. Pelos donos da casa, o pivô Ronald foi o destaque, com 20 pontos. Rafa Moreira e Nezinho adicionaram 15 pontos, cada um. 
 
O Flamengo segue 100% na competição, com duas vitórias. O Universo/Brasília tem um triunfo e uma derrota. Agora, a equipe brasiliense fará uma maratona longe de casa. Irá ao Paraná para enfrentar o Pato basquete, no dia 28. Em seguida, viaja para São Paulo para três desafios: Rio Claro (30/10), São Paulo (7/11) e Paulistano (9/11). 
 
O clube carioca permanece na capital federal para mais duas partidas. Devido ao acordo fechado com o BRB, o Flamengo deverá fazer 30% dos jogos em Brasília. Os duelos contra o Paulistano (22/10) e São Paulo (25/10) acontecerão no Ginásio da Asceb. 
 
<i>(Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)</i>
 

Domínio dos donos da casa

O Universo/Brasília começou a partida focado na parte defensiva, realizando ótimas transições em contra-ataque e aproveitando os erros defensivos do rubro-negro. Com três minutos, o placar marcava 10 x 2 para os donos da casa, obrigando o técnico Gustavinho, do Flamengo, a pedir tempo para esfriar a mão certeira dos jogadores da capital. Mas a parada não segurou Rafa Moreira. O ala do time brasiliense foi o cestinha do quarto inicial, com 12 pontos e 100% de aproveitamento nas bolas de três pontos. O Brasília terminou os 10 minutos iniciais com uma vantagem de seis pontos: 25 x 19.
 
O início do segundo quarto não foi diferente. Com ótimo aproveitamento nas bolas de três pontos, os comandados de Ricardo Oliveira surpreenderam o Flamengo e mantiveram o domínio da partida, com uma vantagem de quatro pontos. Os números finais do primeiro tempo mostravam 44 x 40 para a equipe brasiliense. 
 
A história do terceiro quarto não mudou o enredo, mas alterou o personagem principal. Nezinho, aos 38 anos, comandou o Universo/Brasília e marcou oito pontos no terceiro quarto. O time rubro-negro, que ainda não tinha o comando do jogo, colou no placar: 64 x 62 para os donos da casa. 
 
<i>(Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)</i>
 

Virada rubro-negra no final 

 
No último e decisivo quarto, o Flamengo mostrou porque é o atual campeão do NBB. Ponto a ponto, o clube carioca cortou a vantagem brasiliense e virou a partida em belo arremesso de três pontos do ala Marquinhos. Após boas tramas flamenguistas, o time de Ricardo Oliveira perdeu o controle psicológico. Nezinho, capitão da equipe, cometeu falta técnica por reclamação e deixou a partida. A três minutos do fim, o placar seguia favorável ao time da capital: 75 x 74. Mas o Flamengo abriu vantagem no final e não deixou o Universo voltar ao jogo.
 
*Estagiário sob a supervisão de Fernando Brito