Mais Esportes
None

TÊNIS

Ex-tenista Jaime Oncins faz tour pelo Brasil com clínicas e palestras

Atual capitão da equipe brasileira da Copa Davis, o ex-jogador passará por seis cidades do país. Em setembro, ele comandará o time nacional na disputa do Zonal Americano

postado em 17/06/2019 17:28 / atualizado em 18/06/2019 11:54

<i>(Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)</i>
O ex-tenista Jaime Oncins viaja pelo Brasil neste mês de junho realizando palestras e clínicas de tênis. Esta é a primeira vez que o ex-atleta e atual capitão da equipe brasileira da Copa Davis faz uma turnê pelo país. Recentemente, ele visitou Brasília, São Paulo, São Luís, Teresina e Aracaju. 

Na capital do país, Oncins falou sobre o trabalho como diretor técnico de tênis da Montverde Academy, nos Estados Unidos. Ele trabalha com jovens, conciliando o esporte e a educação. A escola particular, localizada na Flórida, tem o objetivo de funcionar como base de apoio para encaminhar estudantes para renomadas universidades americanas por meio do esporte. 

“Eu aproveitei o verão americano, que tem a pausa das aulas, para trazer essas palestras ao Brasil, para passar por cidades que muitas vezes não tem uma proximidade com a modalidade. A intenção é uma orientação mesmo. Um dos objetivos é divulgar o tênis e apresentar para as pessoas o meu trabalho nos Estados Unidos. Na Montverde, o esporte é mais do que competição. A formação até a universidade é a grande prioridade”, comenta Jaime Oncins. 

A rota de clínicas de tênis ainda passará por Maringá, encerrando a turnê. Em cada cidade, aproximadamente 20 pessoas participaram. Oncins não descarta repetir a experiência em outro momento. “É a primeira vez que venho ao Brasil com esse projeto. É uma troca de experiência muito interessante. A ideia é dar algumas dicas e motivar um pouco mais a galera a continuar jogando o tênis”, explica o capitão da Seleção Brasileira.

Copa Davis
Jaime Oncins é considerado por especialistas um dos 10 melhores tenistas que o Brasil teve. Na década de 1990, chegou a ser o 34º no ranking mundial. Em março, foi anunciando como capitão da equipe brasileira da Copa Davis. Oncins defendeu o país por mais de 11 anos na competição, chegando à semifinal do Grupo mundial em 1992 e 2000. 

Em fevereiro, ainda treinado por João Zwetsch, o Brasil perdeu para a Bélgica por 3 x 1 e ficou de fora da fase final que acontecerá em novembro, em Madri. Jaime Oncins assume a equipe com a missão de voltar ao qualifying da Copa Davis em 2020. O Brasil disputará o Zonal Americano em setembro e precisa vencer para alcançar esse objetivo. 

Os principais jogadores brasileiros na categoria simples são Thiago Monteiro, Rogério Dutra e Thomaz Bellucci. Jaime acredita que o trabalho com a equipe será a médio prazo, principalmente por não conhecer tão bem alguns atletas. O objetivo inicial não é de título.
Durante a trajetória como jogador, Jaime Oncins conquistou cinco títulos de duplas pela ATP e dois de simples. Foi vice-campeão de Roland Garros nas duplas mistas, com a argentina Paola Soares, e participou das Olimpíadas de Barcelona, em 1992, e de Sydney, em 2000. 
 
*Estagiária sob a supervisão de Fernando Britoi