Mais Esportes
None

NATAÇÃO

Ultramaratona no Lago Paranoá testa limites da resistência neste domingo

Circuito de 32km passará por pontos turísticos da capital, como Ponte JK, Ermida Dom Bosco, Concha Acústica e Parque das Garças

postado em 07/12/2019 17:54 / atualizado em 07/12/2019 18:13

 
(Foto: Nathane Brixner/Divulgação)
Brasília recebe pela primeira vez, neste domingo (8/12), a ultramaratona aquática do Desafio Jacanoá. O circuito de 32km passará por pontos turísticos da capital e foca na conscientização ambiental. O professor de educação física Tiago Sato, 37 anos, é um dos organizadores do evento e o único nadador do Centro-Oeste do país a participar da travessia do Canal da Mancha, na Europa. As expectativas para a prova são boas.
 
“Teoricamente, o Lago Paranoá não tem corrente. Mas pode ventar tanto que fica pior que um mar calmo. Esse tipo de esporte, junto à natureza, pode variar bastante o desempenho. Fica difícil prever como será a competição e durante a prova passamos por uma variação de clima muito grande, especialmente nessa época de chuva”, explica. 
 
Quatro categorias estarão na disputa: individual, duplas (que terão naipes feminino, masculino e misto), quarteto misto e equipe de 10 misto (devem contar com pelo menos um atleta de cada sexo). “Eu espero que todos tenham uma excelente experiência para perceber a magnitude do desafio. O evento só é grande quando você dá a dimensão para ele e só é difícil quando o menospreza”, afirma o professor de educação física.
 
Ana Paula Vilarinho, 31, aluna de Tiago Sato, nasceu em Brasília e também é educadora. A jovem pratica natação desde 2007, mas não imaginava competir em uma prova de 32km. A semana que antecede a prova é de menos esforço, segundo a professora de matemática. “Normalmente, eu treino natação seis vezes na semana. Uma delas é para fortalecimento muscular. São em torno de 30km a 35km por semana. Às vésperas da prova, o volume diminui um pouco. A alimentação também muda. Temos muito cuidado com a hidratação”, conta a atleta, que começou nadar em águas abertas há sete anos.
 
Ponte JK, Ermida Dom Bosco, Concha Acústica e o Parque das Garças são alguns dos postais da cidade por onde os atletas passarão. A base do evento será na orla da Ponte JK, no centro de lazer e entretenimento.  

PROGRAME-SE

Desafio Jacanoá 2019
Local: orla da Ponte JK
Quando: neste domingo (8/12)
Horário: 5h às 19h
Inscrição: www.jacanoa.com.br
 
*Estagiário sob a supervisão de Fernando Brito