Velocidade
None

FÓRMULA 1

Ferrari anuncia Carlos Sainz, McLaren fecha com Ricciardo, e equipes mexem com Fórmula 1

Chances diminuem para Vettel e composição praticamente adianta renovação de Hamilton com a Mercedes; outras especulações pegam fogo para 2021

postado em 14/05/2020 11:26 / atualizado em 14/05/2020 11:34

(Foto: Divulgação / Carlos Sainz / McLaren)
Mesmo sem a disputa das corridas, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Fórmula 1 segue em plena atividade nos bastidores, com negociações entre pilotos e equipes para o futuro da categoria a partir da próxima temporada - enquanto as provas de 2020 não iniciam. Ferrari e McLaren partiram na frente das demais concorrentes e anunciaram seus novos pilotos contratados.

Após anunciar que não iria renovar contrato com o alemão tetracampeão mundial Sebastian Vettel, a Ferrari divulgou nota oficial confirmando o espanhol Carlos Sainz como substituto para 2021 e 2022, sendo companheiro do jovem Charles Leclerc. Após estrear na categoria pela Toro Rosso (hoje Alpha Tauri), Sainz foi piloto da McLaren em 2019 e partirá para a sua segunda e última temporada pela equipe inglesa neste ano.

"Tenho o prazer de anunciar que Carlos se juntará à Scuderia Ferrari a partir do campeonato de 2021. Com cinco temporadas atrás dele, Carlos provou ser muito talentoso e mostrou que tem a capacidade técnica e os atributos certos para torná-lo um piloto. ajuste ideal com a nossa família", declarou em nota o chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto.

Com isso, o substituto do espanhol na McLaren será o australiano Daniel Ricciardo, que não teve as negociações de renovação com a francesa Renault bem sucedidas. O carismático Ricciardo será piloto da equipe inglesa nos próximos dois anos, ao lado do jovem Lando Norris.

“A contratação de Daniel é mais um passo adiante em nosso plano de longo prazo e trará uma nova e empolgante dimensão para a equipe, ao lado de Lando. Esta é uma boa notícia para nossa equipe, parceiros e, claro, nossos fãs", declarou o CEO da McLaren, Zak Brown.

Especulações pegam fogo

Com isso, fica em aberto o futuro a respeito dos demais pilotos, sobretudo de Sebastian Vettel, que ainda não tem time confirmado para os próximos anos. Na Mercedes, aumenta a expectativa pela renovação de contrato com o hexacampeão Lewis Hamilton, que tem víncuo até o final do ano com os alemães e era especulado na Ferrari. Já Valteri Bottas, dificilmente será mantido, o que abre uma vaga possível para Vettel.

Na Red Bull, o tailandês Alex Albon também tem contrato encerrando ao final desta temporada, abrindo o leque de opções para a equipe austríaca renovar o vínculo, devido aos bons resultados em 2019, ou partir para uma nova negociação.

Além desses, outros pilotos também têm contrato encerrando nesta temporada. Pierre Gasly e Daniil Kvyat, pela novata Alpha Tauri, Lance Stroll na Racing Point - que será Aston Martin a partir de 2021, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi (Itália) pela Alfa Romeo, Kevin Magnussen e Romain Grosjean na Haas e Nicholas Latifi pela Williams.