Velocidade
None

STOCK CAR

Sem chance na F-1, pilotos brasileiros migram para a Stock Car

O brasiliense Nelsinho Piquet está no grid; ele volta a correr no Brasil após 16 anos competindo no exterior

postado em 10/03/2018 11:54 / atualizado em 10/03/2018 12:19

Instagram/Reprodução
Os motores estão aquecidos para o início da temporada da Stock Car 2018. A competição começa, hoje, às 13h30, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, com a volta da Corrida de Duplas. Na quarta edição da prova que abre a competição, os pilotos que disputarão a temporada completa convidam estrelas para compartilhar a direção. Dos 33 confirmados, 10 tiveram passagem como piloto titular na Fórmula 1. Nelsinho Piquet, Rubens Barrichello, Felipe Massa e Felipe Nasr estão entre eles. A prova tem transmissão do SporTV.

Dos 10 ex-pilotos de Fórmula 1, metade compõem o grid da atual temporada da Stock Car, entre brasileiros e estrangeiros. O mais experiente é Rubens Barrichello, recordista de largadas na F-1, além de 11 vitórias e dois vice-campeonatos na maior categoria do automobilismo mundial. Sozinho, o campeão da Stock em 2014 soma 326 GPs na F-1. 

Aos 45 anos, Barrichello volta às pistas após se recuperar de um problema em um vaso sanguíneo na cabeça que o fez ficar internado por 13 dias no início do ano. Principal estrela entre os convidados, Felipe Massa tem 269 GPs na carreira. Juntos, os 10 pilotos com passagens pela F-1 que disputam a Corrida de Duplas somam quase 800 GPs.

Instagram/Reprodução
Antes de a Stock Car definir os pilotos que disputariam a temporada, boatos circularam de que o brasiliense Felipe Nasr iria correr na categoria. Aos 25 anos, o piloto com dois campeonatos de experiência na F-1 pela Sauber, no entanto, participará apenas como convidado de Ricardo Maurício. O dono do recorde de melhor estreia de um brasileiro na Fórmula 1 —  com o quinto lugar conquistado no GP da Austrália de 2015 — compete no Campeonato SportsCar nos Estados Unidos, a versão norte-americana do Mundial de Endurance da FIA.

O outro brasiliense na seleta lista de ex-pilotos da Fórmula 1 é Nelsinho Piquet, que volta às pistas brasileiras para uma temporada completa após 16 anos correndo no exterior. “A expectativa é muito boa de voltar a correr no Brasil, rever muitos amigos e passar mais tempo no país. Estou numa equipe boa, em um carro competitivo”, diz. “Vai ser um ano de muita aprendizagem, mas pouco a pouco vou me adaptar ao carro e às pistas, mas vamos à luta para vencer as primeiras corridas”, completa.

Embora esteja empolgado com a temporada no Brasil, Nelsinho lamenta a Stock Car ser a única opção para pilotos que querem viver no país. “Quando os brasileiros saem da Fórmula 1, a maioria quer voltar para o país natal, a cidade de origem, e ao mesmo tempo competir. Todos que são pilotos querem continuar correndo, ganhando dinheiro, e a Stock Car acaba sendo a única opção no Brasil”, comenta.

Para a Corrida de Duplas, Nelsinho convidou o holandês Robin Frijns, com quem fez uma breve parceria na Fórmula E. Com Frijns, a prova terá 11 países representados: 17 brasileiros, três argentinos, três holandeses, dois belgas, dois britânicos, um português, um suíço, um francês, um australiano, um sul-africano e um neozelandês.

Campeão larga na frente

Atual campeão da categoria, Daniel Serra, e o parceiro, João Paulo Oliveira, cravaram ontem a pole position da Corrida de Duplas. A parceria marcou o tempo de 1min37s032 para se garantir no primeiro lugar do grid. O estreante Lucas di Grassi e o convidado Augusto Farfus sairão na segunda posição porque fizeram o tempo de 1min37s174, enquanto o terceiro lugar ficou com Rubens Barrichello e Felipe Albuquerque, com 1min37s179. Nelsinho Piquet e o parceiro, Robin Frijns, largarão da 10ª colocação (1min37s213). Convidado, Felipe Massa estará em 11º, ao lado de Cacá Bueno (1min37s293).


Na TV - Abertura da Stock Car
Corrida de duplas
13h30 - SporTV

Temporada 2018

10/3- Corrida de Duplas (Interlagos/SP)
8/4 - Curitiba (PR)
22/4 - Velopark (RS)
6/5 – Londrina (PR)
22/5 - Santa Cruz do Sul (RS)
5/8 - Corrida do Milhão (a definir)
19/8 - A definir
9/9 - Cascavel (PR)
23/9 - Velo Città (SP)
21/10 - Tarumã (RS)
4/11 - A definir
9/12 - Interlagos (SP)