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FÓRMULA E

Lucas di Grassi vence corrida da Fórmula E com ultrapassagem na linha de chegada

Em corrida no México recheada de batidas, ultrapassagens e cálculos com bateria, brasileiro vence e Felipe Massa soma os primeiros pontos

postado em 17/02/2019 11:38 / atualizado em 18/02/2019 14:07

Reprodução/Twitter/Audi Formula E
 Cidade do México — Não é propriamente o som do motor que chama a atenção dos fãs da Fórmula E, por mais que o design dos monopostos elétricos sejam muito parecidos aos da Fórmula 1. É a competitividade da categoria que, segundo os próprios pilotos, proporciona a maior atração do campeonato — a ponto de o Brasil ter contato com quatro brasileiros no ePrix da Cidade do México, neste sábado (16/2). E coube a um deles provar a afirmativa no lendário Autódromo Hermanos Rodriguez: Lucas do Grassi ultrapassou Pascal Wehrlein na linha de chegada para vencer a corrida e aumentar a idolatria dele entre os mexicanos. 

Lucas di Grassi largou em segundo, mas logo na saída foi ultrapassado por Oliver Rowland, que também passou Felipe Massa — este largou em terceiro e caiu para sexto na primeira volta. Na terceira posição, Di Grassi partiu para uma corrida de recuperação, assumindo a vice-liderança no meio da corrida e partindo para o ataque atrás de Wehrlein. Mas trata-se de uma corrida de carros elétricos. E, enquanto o brasileiro abriu a última volta restando 4% de carga, o alemão contava com apenas 2%. Detalhe crucial para a vitória de Di Grassi sobre Wehrlein, que passou a linha de chegada zerado.

“Foi uma última volta louca, porque Wehrlein estava se defendendo de forma muito forte e eu também tinha de ficar de olho no Antonio, que estava vindo atrás de mim”, comentou o campeão. O alemão ainda foi penalizado por ter cortado a primeira chicane da última volta e caiu para sexto lugar. Com isso, o português Antonio Felix da Costa, da BMW, subiu para a segunda posição, e o suíço Edoardo Mortara, da Venturi, completou o pódio.

Outro brasileiro muito tietado pelos fãs na Cidade do México foi Felipe Massa. Mas o ex-piloto da F1 terminou em oitavo depois de passar boa parte da corrida em sexto. Ainda assim, a colocação garantiu a primeira pontuação de Massa na categoria. Já a estreia de Felipe Nasr na Fórmula E não foi como ele queria. Após largar em 14º com a GEOX Dragon, o piloto foi tocado ainda no começo da disputa, rodou e teve o desempenho do carro comprometido. Nasr terminou em 19º. 

“Logo na terceira volta, eu tomei uma porrada de trás que comprometeu completamente difusor, carenagem e suspensão traseira, mas a equipe pediu para que eu continuasse até para ganhar experiência na categoria”, contou Nasr. Ele teve o primeiro contato com o carro de Fórmula E na véspera da corrida — antes, havia treinado apenas em simulador. Para ele, a grande dificuldade em conduzir o carro após os problemas acarretados pelo choque explicou a estreia ruim.

E a zebra estava solta para os dois pilotos de Brasília. A corrida apara Nelsinho Piquet durou apenas três voltas. Ele acertou a traseira da Techeetah de Jean-Eric Vergne e levantou voo. As imagens reprisadas no telão assustaram os presentes, mas o brasiliense não sofreu ferimentos e, inclusive, saiu sozinho do carro. A bandeira vermelha entrou em cena e a corrida ficou parada cerca de 18 minutos. Na relargada dos boxes, os pilotos mantiveram suas posições.

Com o resultado, Lucas Di Grassi foi para quarto colocado na classificação de pilotos, 19 pontos atrás do primeiro, d’Ambrosio. Na vice-líder, está Felix da Costa, com 46 pontos, seguido por Sam Bird, com 45. A próxima etapa do Campeonato Mundial de Fórmula E será em 10 de março, em Hong Kong.

Classificação da corrida da Cidade do México 

1) Lucas di Grassi (Audi)

2) A.F.da Costa (BMW)

3) Edoardo Mortara (Venturi)

4) J.d’Ambrosio (Mahindra)

5) André Lotterer (DS Techeetah)

6) Pascal Wehrlein (Mahindra)

7) Mitch Evans (Jaguar)

8) Felipe Massa (Venturi)

9) Sam Bird (Virgin)

10) Daniel Abt (Audi)

11) Robin Frijns (Virgin)

12) Oliver Turvey (NIO)

13) Jean-Éric Vergne (DS Techeetah)

14) Alexander Sims (BMW)

15) Tom Dillmann (NIO)

16) Gary Paffett (HWA Racelab)

17) José María López (Dragon Racing)

18) S.Vandoorne (HWA Racelab)

19) Felipe Nasr (Dragon Racing)

20) Oliver Rowland (Nissan)

21) Sébastien Buemi (Nissan)

22) Nelson Piquet Jr. (Jaguar)
 
*A repórter viajou a convite da Fórmula E