Velocidade
None

PROMESSA

Com saudade das pistas, piloto brasiliense vê temporada 2020 como chance da carreira

Enzo Elias,18, é o atual campeão da categoria Porsche 3.8; na temporada 2020 está no grid da 4.0

postado em 26/05/2020 14:35

(Foto: Créditos: Luca Bassani)
O brasiliense Enzo Weisheimer Elias vestiu o macacão pela primeira vez aos 11 anos, no Kartódromo de Brasília, durante as férias escolares. Aos 15, a diversão se tornou algo muito sério. Agora, aos 18 anos, o piloto é o expoente do automobilismo na capital federal. Campeão da Porsche Carrera Cup 3.8 em 2019, Enzo chegou com altas expectativas para 2020, na categoria 4.0.
 
A pandemia do novo coronavírus suspendeu as competições, mas não o sonho "de estar no grid de uma dessas três principais categorias do automobilismo mundial (Fórmula 1, Indy ou FIA WEC)", da promessa brasiliense. O jovem piloto revelou, em entrevista ao Correio, a saudade que sente do dia a dia dos treinos e corridas.
 
"Sinto muita falta de correr, mas tenho trabalhado como posso, através de simuladores. A Porsche faz vários eventos de corrida virtual. Também uso a academia em casa e trabalho meu reflexo com bolinhas. Me exercitando fisicamente e mentalmente", contou o morador do Sudoeste. 
 
Apesar do longo tempo de paralisação e sem uma data certa para voltar, Enzo Elias acredita em uma retomada ainda em 2020 das corridas da categorias 4.0. "A Porsche tem ‘corrido’ para fazer tudo para que a volta aconteça com segurança. Vejo essa temporada como uma grande oportunidade na minha carreira. Espero voltar o mais rápido possível para as pistas".
 

2019 de glórias e expectativa para 2020

Ano passado foi especial na carreira de Enzo Elias. Das seis pole positions que disputou na temporada, levou cinco. Somou quatro vitórias e pegou pódio em todas as corridas que não teve problema no carro. "Foi uma temporada espetacular. Com o tempo você vai encontrando pilotos e categorias mais difíceis, que me exigiram mais. Momentos de dificuldade que foram essenciais para que eu me tornasse o piloto que sou hoje", contou o brasiliense. 
 
Na temporada que deveria estar em curso, Enzo projeta o título. "Tivemos a primeira etapa onde fizemos dois segundo lugares. Estamos empatado na liderança com o pentacampeão Miguel Paludo. Teremos uma temporada bem complicada, são pilotos experientes com carreiras vencedoras. Estou muito animado, trabalhando muito para que eu leve o titulo também em 2020", acredita.
  
 

Veja a lista de conquistas de Enzo Elias:


2015 e 2016
- Campeão do 15º Super Kart Brasil
- Campeão do 20º Super Kart Brasil
- Vice-campeão do Top Kart Brasil
- 3º lugar na Copa do Brasil
- Vice-campeão Paulista de Kart
- Campeão Brasiliense de Kart
- Campeão da Copa Guará de Kart
- Campeão do Top Kart Brasil
 
2017
- Top-3 na Seletiva de Kart Petrobras (recebeu como prêmio testes na F-4 Italiana e Sprint Race V6)
- Estreia na F-3 Academy (duas vitórias na temporada e piloto mais jovem do grid)
 
2018
- Finalista das duas edições do Porsche Carrera Cup Brasil Junior Program, edição brasileira do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da montadora alemã
- Estreia na Porsche Carrera Cup 3.8
 
2019
- Campeão da Porsche Carrera Cup Brasil 3.8 (4 vitórias / 5 poles / campeão mais jovem da história dos campeonatos Porsche no mundo)