O GP do Canadá faz parte do calendário do Mundial de Fórmula 1 desde 1967. Mas só a partir de 1978 as corridas passaram a ser disputadas no Circuito Gilles Villeneuve, lendário não apenas por ser localizado em uma ilha artificial na cidade de Montreal (a Ilha de Notre Dame), mas também por diversas curiosidades e pelos vários acidentes causados pelo traçado de curvas fechadas e muros próximos.
Antes da inauguração do Circuito Gilles Villeneuve, o GP do Canadá dividiu-se entre Mosport Park, em Bowmanville, no estado de Ontario; e Mont Tremblant, também em Montreal. Porém, as pistas antigas passaram a ser colocadas em xeque por questões de segurança, devido à velocidade cada vez maior dos carros, e o arquiteto Roger Peart foi convidado a projetar um novo circuito.
Chamado inicialmente de Circuito da Ilha de Notre Dame, ele foi rebatizado de Gilles Villeneuve em 1982, após a morte do piloto canadense, primeiro a vencer o GP do Canadá na nova pista.
A inauguração do novo circuito, no entanto, acabou não minimizando os problemas de segurança. Pelo contrário. Justamente por causa dos acidentes, o traçado sofreu algumas mudanças desde então, as principais em 1988 e em 2002. Mas o famoso "muro dos campeões" - que ganhou esse apelido por ter vitimado pilotos como Damon Hill, Michael Schumacher e Jacques Villeneuve -, continuou lá, com seu slogan "Benvindo a Quebec".
Acidentes
O circuito já foi palco de muitos acidentes ao longo da história. Em 1997, Olivier Panis fraturou as pernas. No ano seguinte foi a vez de o austríaco Alexander Wurz capotar seu carro várias vezes na pista. Na relargada, outro acidente, com o carro de Trulli chegando a pegar fogo.
Na edição 1999, a corrida registrou tantos abandonos e incidentes que acabou terminando com o safety car na pista - tornando-se o primeiro GP de F-1 da história a ter tal desfecho.
Curiosidades
Foi no Circuito Gilles Villeneuve que o francês Jean Alesi, então piloto da Ferrari, conquistou sua única vitória na F-1, justamente no dia em que completara 31 anos. Ele teve ajuda da sorte, já que contou com os abandonos de Michael Schumacher, por problemas elétricos, e Damon Hill, por falha no sistema hidráulico.
Em 2001, o Canadá foi o palco do primeiro pódio da categoria com a presença de dois irmãos, com a vitória de Michael Schumacher e o segundo lugar de Ralf. Em 2005, foi o terceiro evento esportivo a gerar mais audiência para as redes de TV, ficando atrás, apenas, das finais da Liga dos Campeões e do Super Bowl.
Foi lá que Lewis Hamilton, estreante com um carro da Mclaren, obteve sua primeira vitória na F-1, em 2007. Nesse mesmo ano, a prova ficou marcada por um grave acidente com Robert Kubica. Diagnosticado com uma entorse no tornozelo, na corrida seguinte ele foi substituído pelo alemão Sebastian Vettel, que estreava na categoria. Começava, então, a trajetória de sucesso de Vettel, que culminou com o título do mundial do ano passado. Em 2008, Kubica deu a volta por cima e conquistou, no Canadá, sua primeira (e até hoje única) vitória na F-1.
Homenagem, acidentes e curiosidades marcam o Circuito Gilles Villeneuve