Automobilismo

Mercedes cria protótipo para proteger pilotos de acidente semelhante ao de Justin Wilson

Anel protetor cerca capacete para evitar que piloto seja atingido por objetos

Gazeta Press

Ideia da Mercedes é proteger os pilotos de possíveis choques de objetos com o capacete

Após morte de Justin Wilson na Formula Indy, o automobilismo já começa a dar passos importantes para o aumento da proteção aos pilotos. Tentando evitar mais acidentes fatais nos circuitos, a Mercedes, equipe de Fórmula 1, desenvolveu um protótipo de seu carro com um anel protetor que cerca o capacete do piloto, evitando que grandes objetos possam atingir a cabeça do atleta.


A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), órgão que rege o esporte, poderá testar o carro para reduzir os riscos dos pilotos que dirigem com o cockpit aberto. Assuntos sobre proteção tem alcançado grande repercussão no automobilismo nos últimos tempos com as mortes recentes de Jules Bianchi e Justin Wilson. Felipe Massa também chegou a sofrer acidente parecido, quando uma peça do carro à frente atingiu seu capacete.

Sem poder estabelecer à categoria um cockpit fechado por medo dos pilotos ficarem presos, a montadora alemã desenvolveu uma espécie de anel em forma de auréola para prevenir choques entre peças de carros ou de objetos com a cabeça dos pilotos.