O “brake-test” ao que o piloto se refere trata-se de uma manobra usada por quem lidera uma prova, freando propositalmente para causar problemas a quem vem próximo em sua traseira, que precisará evitar uma colisão. A FIA, no entanto, já analisou o episódio e descartou que Hamilton tenha usado a tática, já que sua freada que causou a batida com Vettel se deu para controlar o ritmo atrás do safety car.
O alemão, por outro lado, irritado com o movimento que o fez bater no britânico, jogou seu carro na lateral de seu adversário em uma atitude considerada proposital pela FIA, o que acarretou em uma punição. Villeneuve, no entanto, não viu a reação de Vettel como uma atitude deliberada.
“Não acho que ele estava tentando acertá-lo. Você não bate com o volante virado daquele jeito, pois irá quebrar seu próprio carro. Se for bater em alguém, precisa das duas mãos no volante. De certo modo, estou feliz de ver que os pilotos tem emoções. É divertido. Temos dois caras lutando pelo título, ficando bravos um com o outro, e no final nenhum dano foi feito. Qual é o grande problema?”, concluiu.