Superesportes

FÓRMULA 1

FIA estuda adotar punições mais severas a Vettel por incidentes no Azerbaijão

Entidade pode até suspender alemão por uma prova após batida em Hamilton

Gazeta Press
Líder do Mundial, Sebastian Vettel corre risco de ser punido pela FIA por conduta - Foto: AFP
O incidente envolvendo Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, os líderes do Mundial de Fórmula 1, no GP de Baku, segue repercutindo. Segundo a imprensa internacional, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, está recebendo muita pressão por uma punição maior ao piloto alemão da Ferrari por sua conduta no Azerbaijão.
De acordo com o jornal alemão Auto Motor und Sport, a FIA estuda denunciar Vettel frente ao seu Tribunal Internacional para tomar medidas disciplinares contra o piloto além da punição que lhe foi dada durante a corrida – parada de dez segundos nos boxes.

Com o Safety Car presente na pista, Vettel atingiu a traseira de Hamilton e, por acreditar que o piloto da Mercedes reduziu propositalmente para lhe acertar, o alemão jogou sua Ferrari para cima do carro do britânico para tirar satisfações. Mais tarde, a equipe alemã provou que Hamilton não realizou uma parada brusca através de uma telemetria.

Muito provavelmente, a entidade máxima do automobilismo tomará uma decisão sobre o caso ainda nessa semana, podendo deixar Vettel de fora de uma corrida. O próximo compromisso da Fórmula 1 é com o GP da Austria, entre os dias 7 e 9 de julho.

Em 2016, Sebastian levou uma repreenda da FIA após um incidente com um diretor de prova da Federação, Charlie Whiting. O alemão xingou Whiting durante o GP do México, mas se desculpou formalmente logo após o ocorrido. À época, Todt advertiu que tomaria ações disciplinares frente ao Tribunal se algo similar voltasse a acontecer no futuro.