Velocidade
None

FÓRMULA 1

Vettel domina Q1 e Q2, mas Hamilton fica com a pole do GP da Espanha

Mercedes conseguiu também a segunda posição com o finlandês Valtteri Bottas

postado em 12/05/2018 11:24 / atualizado em 12/05/2018 11:32

LLUIS GENE/AFP
Depois de Sebastian Vettel ter dominado a Q1 e a Q2, Lewis Hamilton levou a melhor na última etapa da classificatória para o GP da Espanha e irá largar na pole position do quinto grande prêmio da temporada de 2018. O piloto britânico teve tempo de 1min13s173 e ficou com a sua 74ª pole na carreira, a segunda no ano.

Além da primeira colocação na largada, a Mercedes conseguiu a segunda posição. O finlandês Valtteri Bottas ficou a 0s040 atrás do seu companheiro de equipe. Em sua última volta, o alemão da Ferrari garantiu a terceira colocação com 1min16s305.

Kimi Raikkonen conseguiu o quarto melhor tempo e será seguido por dois pilotos da Red Bull. Max Vertappen e Daniel Ricciardo largaram, respectivamente, na quinta e sexta colocação. Fernando Alonso será o oitavo e Kevin Magnussen, que se destacou na classificatória, largará em sétimo.

A corrida do GP da Espanha, que tem 66 voltas, será realizada no domingo, às 10 horas (de Brasília).

Q1

A primeira classificatória foi vencida pelo alemão Sebastian Vettel, que conseguiu bater o seu recorde na pista com tempo de 1min17s031. O segundo colocado, com 0s320 a mais foi o holandês Max Verstappen. Kimi Raikkonen fechou os três primeiros.

Brendon Hartley, que basicamente destruiu o seu carro no terceiro treino livre, não foi para a classificatória. Após o tempo limite para os pilotos começarem sua última volta, Lance Stroll rodou e colidiu com a parede. O canadense, seu companheiro de equipe Sergey Sirotkin e Marcus Ericsson não avançaram para a Q2.

Nico Hulkenberg, que encontrou dificuldades no começo do Q1, quase conseguiu avançar para a segunda parte da classificatória em sua última volta, no entanto ficou me 16ª com 0s038 a menos do que Stoffel Vandoorne.

Q2

O piloto alemão voltou a superar a sua melhor marca no Circuito de Barcelona, teve tempo de 1min16s802 e voltou a ficar na primeira colocação. Seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, foi o segundo colocado ao ficar 0s269 atrás do tetracampeão mundial. Valtteri Bottas e Lewis Hamilton completaram os quatro primeiros.

Uma das surpresas foi o dinamarquês Kevin Magnussen, que conseguiu ficar na sexta colocação à frente de do australiano Daniel Ricciardo. Max Verstappen, da Red Bull, foi o quinto colocado.

Vandoorne não avançou para a Q3 porque ficou atrás de Fernando Alonso por 0s223 e será o primeiro entre os que não foram para a última etapa da classificatória. Sergio Perez, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Charles Leclerc também não conseguiram avançar para a Q3

Q3

Lewis Hamilton foi muito bem no Q3 e conseguiu garantir a pole position após ganhar de Bottas por 0s040. Kimi Raikkonen encontrou dificuldades após sua primeira volta e foi de cara para o pitstop. Apesar disso, ele garantiu a quarta colocação. Sebastian Vettel conseguiu em sua última volta a terceira posição no grid de largada.

Uma estratégia que foi possível perceber na última etapa da classificação foi a aposta das equipes nos pneus macios.

Confira o grid de largada do GP da Espanha:

1 - Lewis Hamilton


2 - Valtteri Bottas


3 - Sebastian Vettel


4 - Kimi Raikkonen


5 - Max Verstappen


6 - Daniel Ricciardo


7 - Kevin Magnussen


8 - Fernando Alonso


9 - Carlos Sainz


10 - Romain Grosjean


11 - Stoffel Vandoorne


12 - Pierre Gasly


13 - Esteban Ocon


14 - Charles Leclerc


15 - Sergio Perez


16 - Nico Hulkenberg


17 - Marcus Ericsson


18 - Sergey Sikotkin


19 - Lance Stroll


20 - Brendon Hartley

Tags: maisesportes