Velocidade
None

FÓRMULA 1

Fórmula 1 acredita que novas regras podem aumentar em 50% as ultrapassagens

Componentes dos carros foram simplificados para facilitar perseguições

postado em 05/04/2019 14:46 / atualizado em 05/04/2019 14:50

<i>(Foto: Andrej Isakovi/AFP)</i>
Com o objetivo de gerar mais ultrapassagens, a temporada 2019 da Fórmula 1 conta com novas regras. Asas, bargeboards e dutos de freio, por exemplo, foram simplificados para facilitar a perseguição entre os carros.

No primeiro Grande Prêmio do ano, realizado na Austrália, as diferenças não foram sentidas. No entanto, a corrida do Bahrein, no último final de semana, já mostrou que essas modificações podem sim ter um impacto significativo. Nikolas Tombazis, chefe de assuntos técnicos de monopostos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), analisou as mudanças, e garantiu que as ultrapassagens podem aumentar em até 50%.

“Não esperávamos um enorme impacto na Austrália, em que é difícil de ultrapassar em qualquer caso, mas isso muda em outros circuitos. Algumas simulações mostraram um aumento de + 10% nas ultrapassagens, assumindo uma evolução similar de uma corrida, é claro. Em outras, espera-se um aumento maior, possivelmente na ordem de 50%”, disse.

Além disso, Tombazis diz acreditar que as mudanças estão surtindo efeito no sentido correto, e que os impactos ficarão claros ao longo da temporada.

“Esse foi o feedback que tivemos até agora, mas só ficará claro quando avançarmos a temporada. Não estávamos esperando milagres na primeira rodada na Austrália, mas geralmente estamos esperando um passo na direção certa no que diz respeito à aerodinâmica”, completou.

A Fórmula 1 retorna nos dias 12, 13 e 14 de abril, com o Grande Prêmio da China, terceira etapa da atual temporada e 1000° corrida da história da categoria.

Tags: Fórmula 1