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FÓRMULA 1

Morto em acidente há um ano, Anthoine Hubert é homenageado antes do GP da Bélgica

Francês Pierre Gasly, da AlphaTauri, também falou com carinho de seu grande amigo

Estadão Conteúdo
Francês Pierre Gasly (centro), da AlphaTauri, também falou com carinho de seu grande amigo - Foto: JOHN THYS / AFP A Fórmula 1 tem neste final de semana a disputa do GP da Bélgica, a sétima etapa da temporada de 2020. Mas antes de qualquer atividade na pista do circuito de Spa-Francorchamps, os pilotos fizeram uma homenagem ao francês Anthoine Hubert, que morreu depois de um acidente durante a corrida de Fórmula 2, categoria de acesso à F-1, no evento do ano passado.



Hubert perdeu a vida na segunda volta da corrida depois que o espanhol Juan Manuel Correa, que sofreu graves lesões na perna, atingiu violentamente o seu carro, da equipe Arden, na saída da curva Raidillon, uma das mais rápidas do circuito de Spa-Francorchamps.

Um dos melhores amigos de Hubert, o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, liderou os tributos dizendo que, embora o GP da Bélgica tenha a memória de sua primeira vitória na Fórmula 1, terá dificuldade para retornar ao circuito. "Spa-Francorchamps tem um lugar especial no meu coração. Embora tenha sido aqui que conquistei a minha primeira vitória, foi também onde perdemos o nosso amigo Anthoine no ano passado. Será difícil regressar a esta pista e ele estará nos nossos pensamentos durante todo o final de semana", disse.

O francês Pierre Gasly, da AlphaTauri, também falou com carinho de seu grande amigo, com quem cresceu e correu por muitos anos, acreditando que Hubert estará na mente de todos neste fim de semana. "Este ano, voltar à Bélgica também será um momento triste porque faz apenas um ano que Anthoine (Hubert) perdeu a vida após aquele terrível acidente na corrida de F2 em Spa", afirmou.



"Eu o conhecia desde os sete anos no kart, estávamos juntos na mesma escola organizada pela Federação Francesa de Automobilismo, desde os meus 13 aos 19 anos e compartilhamos um apartamento durante seis anos", recordou Gasly.

MUDANÇAS
O acidente no ano passado ocorreu quando o italiano Giuliano Alesi rodou na curva Eau Rouge e Hubert teve que fazer uma manobra evasiva. Ela não deu certo e o francês bateu nas barreiras de pneus em alta velocidade, sendo jogado para a pista Lá ele permaneceu na trilha de Correa, que se aproximava e não conseguiu evitar o choque. Duas fileiras de pneus não foram suficientes nesse ponto.

Após meses de pesquisa, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA, na sigla em francês) concluiu que isso poderia ter acontecido porque a fileira de pneus no ponto em que Hubert a atingiu não era larga o suficiente. Praticamente ao longo de todo a curva Eau Rouge, as pilhas de pneus tinham quatro fileiras de espessura, mas no ponto onde o pit lane original entra na pista, tinha apenas duas fileiras de espessura

Como resultado, esta pilha de pneus não foi capaz de extrair toda a energia da batida de Hubert. Para evitar um acidente semelhante no futuro, a pilha de pneus neste momento também terá quatro fileiras de espessura neste final de semana.