Superesportes

AUTOMOBILISMO

Chefe de equipe na Stock Car, Amadeu Rodrigues morre em acidente em Uberlândia

Dirigente da Hot Car voltava de etapa de Endurance, realizada em Goiânia

Estadão Conteúdo
Amadeu Rodrigues tinha 65 anos e era chefe de equipe na Hot Car, da qual era também fundador - Foto: Divulgação/Wanderley Soares Morreu na noite de sábado, em um acidente no km 640 da BR-365, na região de Uberlândia, o ex-piloto e chefe de equipe na Stock Car, Amadeu Rodrigues, aos 65 anos. O dirigente da Hot Car voltava com a esposa, Cibele Maria Lourenço Rodrigues Alves Silva, de 63 anos, e sete membros da equipe da etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, realizada no final de semana em Goiânia, quando a van em que estava bateu contra a traseira de uma carreta.



A suspeita é de que Amadeu tenha sofrido um mal súbito. Ele dirigia o veículo, não resistiu e morreu no local. A esposa, que sofreu fratura na perna, e mais quatro membros da equipe foram socorridos pelo 5º Batalhão de Bombeiros do Triângulo Mineiro e levados a hospitais do entorno de Uberlândia. Os outros três integrantes do veículo sofreram apenas escoriações e já foram liberados.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a van acertou a traseira de um caminhão perto da entrada de Uberlândia. O Corpo de Bombeiros, além da Ecovias, concessionária que administra a rodovia, também estiveram no local do acidente. O motorista da carreta não se machucou.

Amadeu Rodrigues deixa a esposa, Cibele, e as filhas Barbara e Juliana, além de muitos amigos e admiradores no universo do automobilismo brasileiro.

"Uma vida inteira de amor pelo automobilismo, assim se pode resumir a trajetória de Amadeu Rodrigues", definiu Carlos Col, presidente da Vicar, promotora da Stock Car. "Dedicação pelo esporte é a marca que ele nos deixa como exemplo. Que Deus abençoe e conforte a família, que esteve sempre ao seu lado vivendo intensamente esta paixão", resumiu.



"Essa é uma notícia muito triste para quem conviveu com o Amadeu Fui seu piloto durante quatro anos na Copa Fiat e, coincidentemente, foi para a sua equipe que consegui o primeiro patrocínio na Stock Car, quando ele tinha como pilotos o Rodrigo Hanashiro e o Hélio Saraiva. Infelizmente ele se foi, mas de várias formas estará sempre no coração dos profissionais e fãs da Stock Car", comentou Fernando Julianelli, vice-presidente comercial e de marketing da Vicar.

CARREIRA - A vida de Amadeu Rodrigues, de 65 anos, foi muito conectada ao automobilismo. Ex-piloto de sucesso, notabilizou-se pelo talento ao volante e, mais tarde, pelo gosto pelo lado técnico do esporte, fato que o levou para a posição de chefe de equipe em diversas categorias.

Ao longo das décadas, seja como piloto ou chefe de equipe, Amadeu colecionou pódios e vitórias nas mais variadas categorias, como a registrada na Stock Car em Santa Cruz do Sul, 2014, com o piloto Rafa Mattos.



Ele foi campeão da extinta Divisão 3. Fundou a Hot Car Competições em 1980 e, como dirigente da equipe, faturou também o Brasileiro de Marcas e Pilotos (1991) e a Copa Clio (2003). Voltou a pilotar em 2008 e 2009, desta vez na sua equipe, e foi bicampeão do Campeonato Brasileiro de Endurance (Grupo 4). No Mercedes-Benz Challenge, sob seu comando, a Hot Car foi campeã da temporada 2014 e conquistou pódios em 2015, 2016, 2017 e 2018

SUPERAÇÃO - Em 1989, quando tinha 34 anos, Amadeu sofreu um acidente na etapa de Tarumã (RS) do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos. A batida rompeu o tanque de combustível e todo o álcool foi jogado para dentro do habitáculo do veículo. Durante 40 segundos, o piloto ficou preso no carro em chamas e sofreu queimaduras em 75% do corpo, a maior parte de terceiro grau. A luta pela vida durou quatro meses na UTI, e ainda foi necessário mais um ano para a recuperação total. Ao todo, foram mais de 40 cirurgias.

Nos últimos anos, Amadeu Rodrigues passou a lutar contra um câncer, que apesar de o ter debilitado, não o tirou dos autódromos. O profissional foi ainda peça importante no processo de montagem dos novos Toyota Corolla e Chevrolet Cruze do projeto 2020 da Stock Car.

Na atual temporada da Stock Car, a Hot Car conta com o piloto Tuca Antiniazzi no grid, além de Guilherme Salas e Alexandre Auler no Brasileiro de Endurance.