Basquete
None

BASQUETE

Unidos pela crise: times de Brasília e Cleveland vivem fase ruim no basquete

Enquanto o Universo/Brasília amarga a lanterna no NBB, o Cleveland Cavaliers é o pior time da NBA desde a saída de LeBron

postado em 06/11/2018 09:39 / atualizado em 06/11/2018 10:36

Ricardo Ribeiro/Agência de Notícias do UniCeub
Cleveland, cidade do estado de Ohio, nos Estados Unidos, e Brasília, capital do Brasil, têm pouca coisa ou quase nada em comum. Além da afinidade pelo rock, as duas localidades vivem um momento parecido dentro das quadras de basquete: péssima fase e saudades de resultados positivos históricos com a bola laranja.

No NBB, o Universo/Brasília marca o pior início da história do time da cidade na competição. Até o momento, são seis jogos e seis derrotas na elite do basquete nacional. Jamais uma equipe local havia tropeçado tanto no início do certame. O último revés foi para o Franca, atual campeão paulista, por 101 x 73. O time comandado por André Germano havia sido derrotado antes também por Vasco, Flamengo, Corinthians, Mogi e Bauru.

O começo preocupante deixa o torcedor brasiliense com saudades dos antigos times da cidade. Ao todo, Brasília soma quatro títulos sul-americanos e quatro taças nacionais, sendo três conquistas do NBB. Apenas o Flamengo possui mais canecos que a capital do país no Novo Basquete Brasil.

De acordo com o ala Arthur, xodó da torcida e participante dos títulos mais importantes do basquete local, o time até esperava contratempos no início do torneio, pois começou a treinar bem depois dos rivais, mas as seis derrotas não estavam no roteiro. “Sabíamos das dificuldades no começo do campeonato, mas não que seria tão complicado. Poderíamos ter vencido Vasco e Bauru, tínhamos os jogos na mão”, comenta o atleta, que se recupera de uma artroscopia no joelho esquerdo. Ele deve voltar às quadras em cerca de 40 dias.

O Universo/Brasília terá um bom período de treinos até o próximo compromisso, diante do Botafogo, em 14 de novembro (quarta-feira), na Asceb, às 21h. Em cinco jogos, os cariocas têm retrospecto de três vitórias e duas derrotas na competição. Dos 14 clubes na disputa, 12 jogarão os playoffs, enquanto o último colocado será rebaixado para a Liga Ouro.

Órfão

Jason Miller/Getty Images/AFP
Brasília não é o único centro do basquete que vive péssima fase. Nos EUA, o Cleveland Cavaliers, finalista da última temporada, tem apenas uma vitória em oito jogos da NBA (sem considerar a rodada de ontem), marca que coloca a franquia como a pior do torneio.

Sob o comando de LeBron James, agora jogador do Los Angeles Lakers, o time de Ohio chegou nas últimas quatro decisões do principal torneio de basquete do planeta. Todas as finais foram diante do Golden State Warriors, com triunfo do Cavaliers apenas em 2016.

Após a derrota para o Charlotte Hornets, no sábado passado, o técnico Larry Drew comentou a situação da equipe. “Vamos continuar treinando e revendo os filmes das partidas. Eu gostaria que acontecesse, mas não haverá melhora da noite para o dia”.

Em entrevista publicada pelo site Cleveland.com, J R Smith, um dos principais nomes da franquia, foi polêmico ao ser perguntado sobre a qualidade do elenco. “Honestamente, não sei responder isso. É um grupo de garotos com mentalidades diferentes. Não sei se é esse time que vai nos tirar da situação ruim que estamos. Não é meu trabalho descobrir”, disse.

Campanha no NBB

> Brasília 76 x 77 Vasco
> Brasília 69 x 94 Flamengo
> Corinthians 91 x 79 Brasília
> Mogi 97 x 82 Brasília
> Brasília 105 x 113 Bauru
> Brasília 73 x 101 Franca

Próximo jogo

Brasília x Botafogo
Quando: 14/11 (quarta-feira)
Local: Ginásio da Asceb
Horário: 21h