Basquete
None

BASQUETE

Universo/Brasília volta a vencer e deixa para trás a lanterna do NBB

Equipe brasiliense interrompe sequência de quatro derrotas, bate Bauru por vantagem de apenas um ponto, mas a ameaça do rebaixamento ainda está à espreita

postado em 22/01/2019 22:40 / atualizado em 24/01/2019 14:17

Victor Lira/Bauru Basket
Últimos segundos de jogo no Ginásio Panela de Pressão. Temperatura de quase 40 graus. Universo/Brasília segurava entre os dentes a vitória por apenas um ponto de vantagem, mas o Bauru ainda tinha um lance livre. O esforço descomunal ao longo de quatro períodos, com reação e virada quase inacreditável, estava por um fio para se tornar em vão. Pelo cenário que se desenhava, dificilmente a equipe brasiliense resistiria à prorrogação. O pivô Lucão respirou fundo para o último arremesso, que poderia empatar o duelo, mas errou. Nesta terça-feira (22/1), o time da capital do país voltou a sorrir após uma sequência de quatro derrotas, venceu por 75 x 76, e alimentou a esperança de escapar do rebaixamento no Novo Basquete Brasil (NBB).
 
O reencontro com o resultado positivo passou novamente pelas mãos decisivas do cestinha Zach Graham. O ala norte-americano mais uma vez foi o maior pontuador da partida, com 24 acertos. Mas o jogo forte de pivôs também teve papel fundamental. Andrezão brilhou com 16 pontos, enquanto Graterol marcou 11. O ala Rafa Moreira liderou os rebotes, com sete conquistas, ajudando a equipe a sanar uma das principais deficiências.
 
Com a vitória, o Universo/Brasília deixou a lanterna do NBB, que agora é ocupada pelo Joinville. As equipes têm números idênticos de pontos e vitórias, mas o time do Distrito Federal leva a melhor nos critérios de desempate. O último colocado, ao fim do torneio, será rebaixado para a Liga Ouro. O Bauru atingiu a 10ª derrota em 17 jogos e caiu para a sétima posição, superado pelo Botafogo.
 
“Nossa equipe ainda tem muito o que evoluir, mas, pela qualidade do nosso grupo, não merecemos ocupar a posição em que estamos. Podemos melhorar. Foi um jogo muito equilibrado, difícil, mas dessa vez conseguimos segurar essa vitória tão importante”, festejou o veterano armador Nezinho, que aos 38 anos de idade atuou por 35 minutos, organizando as ações ofensivas, com sete assistências, quatro rebotes e seis pontos registrados.
 
No primeiro quarto da partida, o Bauru exibiu bom aproveitamento no arremessos de três pontos, enquanto o Universo/Brasília apresentava as costumeiras falhas nos rebotes e na marcação. Ainda assim, o time da capital do país impediu que o adversário deslanchasse no placar, graças à boa atuação de Andrezão no garrafão e aos tiros de longa distância de Arthur, Rafa e Gui. O período foi encerrado com vantagem de 28 x 23 para os donos da casa.
 
Na segunda parcial, o pivô Marcelão apareceu com destaque na conquista de rebotes ofensivos, mas a ineficiência no ataque impediu uma maior aproximação do Universo/Brasília no placar. Pedro Rava e Nezinho precipitaram arremessos de três pontos, enquanto o Bauru seguia veloz e produtivo no ataque, fechando o período na frente: 43 x 36.
 
Após o intervalo, o Universo/Brasília finalmente reagiu. Liderado pelo norte-americano Zach Graham, que até então tinha atuação tímida, o time do DF passou à frente pela primeira vez na partida. O Bauru, no entanto, não permitiu grande desvantagem e se manteve vivo no duelo, especialmente graças ao trio Jefferson, Ruiz e Larry, que marcaram, respetivamente, 15, 13 e 12 pontos no jogo. 
 
O placar marcava 59 x 58 para os donos da casa no início do último período. O equilíbrio prevaleceu até os últimos segundos, mas duas cestas de três pontos em sequência de Zach Graham deixaram a equipe brasiliense na frente nos instantes decisivos. A falha do pivô Lucão, no último lance livre do jogo, permitiu a tão esperada vitória do Universo/Brasília, que volta a jogar apenas em 31 de janeiro, contra o Corinthians, no Ginásio da Asceb.