Basquete
None

MERCADO

Universo/Brasília anuncia primeiro reforço; veja as movimentações para o NBB

Criado em Brasília, o armador Gabrielzinho é o primeiro nome para reforçar o time de André Germano

postado em 23/07/2019 16:33 / atualizado em 24/07/2019 14:53

<i>(Foto:  Felipe Mendez/Universo/Brasília)</i>
Atrasado nas contratações, em comparação aos outros clubes, o Universo/Brasília começou a semana movimentando os bastidores. Na manhã da última segunda (22/7), anunciou uma parceria com o Banco Regional de Brasília (BRB) que será um dos patrocinadores do clube para a temporada 2019/20. As novidades não param por aí. Gabriel Carlos Mariano dos Santos, o Gabrielzinho, 18, será o novo armador do time da capital. O atleta esteve no elenco do Vasco da Gama que terminou na penúltima colocação do Novo Basquete Brasil (NBB) 11. O clube carioca confirmou que não participará desta temporada por falta de recursos. Gabrielzinho é 20 anos mais novo que seu parceiro de posição Nezinho, 38.
<i>(Foto: Blog do Souza)</i>

O jovem de 1,84m e 73kg é cria do basquete brasiliense. Começou sua carreira no Lance Livre esportes, no Ginásio de esportes do colégio Santa Dorotéia. Gabrielzinho chega com o aval de Ricardo Oliveira, assistente-técnico do Universo, e um dos primeiros técnicos do atleta em Brasília. O armador é esperado nesta quarta (24/7) para assinar o contrato. Pelo Vasco, participou de 10 jogos na última edição do NBB. Teve médias de 6,7 minutos em quadra, dois pontos e uma assistência. 
 
“Estou muito feliz por voltar para minha cidade. Quando eu era moleque, jogava na ASCEB e agora volto como jogador profissional. Estou muito feliz com essa oportunidade”, celebrou o jovem de 18 anos.
  
Além do novo contratado, outros jogadores já estão confirmados para a temporada 2019/20. Os alas Rafa Moreira e Pedro Mendonça tiveram seus contratos extendidos e permanecem na capital. Jogadores foram importates na rotação do elenco que foi aos playoffs. Os mais experientes: Arthur, Nezinho e Ronald estão com contrato em vigor até o fim da próxima jornada. O sétimo jogador certo é: Gui Santos. O jovem vindo do Bauru chegou no meio da útlima temporada e permanece na ASCEB.

Outra novidade que pode estar desembarcando em Brasília é o ala-pivô José Carlos, ex-Mogi. O atleta de 22 anos jogou as duas últimas temproadas pelo Mogi das Cruzes, mas não teve seu contrato renovado. Com passagem pela Seleção brasileira de base sub-21, o ala de 1,99m e 98kg disputou 16 jogos na última jornada, com média de 9,44 minutos em quadra e 2,7 pontos.

Perdas

O melhor jogador do Universo/Brasília no NBB 11, Zach Graham, não permanece na cidade e acertou com o arquirival Flamengo. O americano de 30 anos foi a estrela da companhia da capital. Teve a segunda maior média de pontos por partida: 19.12 por jogo. Antes de assinar com o rubro-negro, Zach atuou pelo Atlético Aguada, do Uruguai, onde foi campeão nacional. 
 
Com a situação indefinida está o ala-pivô Windy Graterol. Após boas atuações com a camisa do Universo, o venezuelano participou da campanha do Boca Juniors, da argentina, no Campeonato local. Agora, o ala passa férias com a família na Venezuela e não anunciou se continuará em Brasília.