Basquete
None

BASQUETE

André Germano revela que não pediu demissão do Universo/Brasília

O treinador, que comandou a equipe na temporada 2018/2019, contestou a declaração do dirigente do time sobre a saída

postado em 18/10/2019 15:07

<i>(Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)</i>
Faltando nove dias para a estreia do Universo/Brasília no NBB 12, a equipe do DF surpreendeu os torcedores com a informação de que o técnico André Germano deixaria o grupo. O treinador, que comandou o time na temporada 2018/2019, disse que não pediu demissão e a decisão foi unilateral.

 

“Eu estava voltando de São Paulo quando me chamaram individualmente e expuseram algumas adequações administrativas. Eu disse que precisava de um tempo para organizar a minha permanência junto da minha família em Brasília, de acordo com a nova realidade do time. Eu não queria sair do time. Busquei viabilizar e deu certo. Mas em 7 de outubro, o Bernardo (Bessa, diretor de) me comunicou que eu não continuaria”, conta.

 

Em entrevista ao Correio, Bernardo Bessa havia justificado que André Germano optou por sair. “Tivemos algumas alterações e abrimos espaço para todo mundo se manifestar quanto ao desejo de continuar no projeto, a partir de algumas questões administrativas que foram definidas. No primeiro momento, o André definiu que sairia. No segundo, ele tentou viabilizar a permanência, mas no meio do caminho, acabamos tomando a decisão, baseados na primeira resposta dele, de que ficaria impossível seguir em Brasília com as novas condições que a gente colocou”, disse o dirigente. 

 

Mercado

 

André Germano assinou um contrato de dois anos com o Universo/Brasília na temporada passada. Segundo o treinador, a diretoria ficou satisfeita com o desempenho do time no NBB 11, que se classificou para o playoff e foi eliminado pelo Corinthians. Por isso, optou pela continuidade dele no cargo. “Se houvesse alguma situação contrária à minha permanência, devia ter acontecido em junho, quando terminou a temporada. Até para que eu ou os jogadores tivéssemos mercado para trabalhar hoje”, defende.

 

Durante a pré-temporada para o NBB 12, o Universo/Brasília disputou o Torneio de Interligas, no qual teve um desempenho abaixo do esperado e perdeu as três partidas disputadas contra Regatas Corientes (ARG), Comunicaciones Mercedes (ARG) e Pato Branco (PR).

 

“Pedi à diretoria para a gente começar os treinos em julho, pois o grupo estava desde abril sem jogar. Mas o time só conseguiu iniciar os treinos na primeira semana de agosto. O torneio foi no início de setembro, ainda estávamos começando nossa preparação. Por mais que quiséssemos ser competitivos, a gente não podia quebrar etapas. Se a gente vai jogar o Interligas com o objetivo de ser campeão, tem de haver um tempo hábil de preparação”, aponta.

 

Com o início da temporada, Germano diz que o futuro profissional está em aberto. “O NBB começou e eu não vou ter mercado para trabalho durante um período. Agora, é o momento de buscar saídas e não ficar lamentando. Alguns conhecidos me procuraram, estou buscando um novo projeto”, disse.

 

*Estagiária sob supervisão de Fernando Brito