Basquete

Kobe Bryant anuncia data de aposentadoria

Em poema, astro do Lakers estipula adeus às quadras para após temporada da NBA

Gazeta Press

Kobe anuncia encerramento de brilhante carreira no basquete; veterano ainda pode disputar Jogos do Rio

O ala-armador Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, anunciou na noite deste domingo que vai se aposentar após o encerramento da atual temporada da NBA, a principal liga de basquete do mundo. A confirmação de uma decisão arquitetada já antes do início do campeonato se deu com um poema publicado no “The Players Tribune”, um site criado por atletas para dar espaço a textos escritos por eles mesmos.


Nas linhas expostas por ele, Kobe endereça uma carta filosófica à bola de basquete, “sua companheira desde os 6 anos de idade”. Nas passagens, agradece pelos bons momentos vividos tanto dentro das quadras quanto quando era apenas um garoto que “brincava com uma bola de meia tentando acertar a lata de lixo em jogos imaginários decididos por ele”.

Já no fim da carta, o ídolo do Lakers diz que preferiu anunciar a sua decisão neste momento para poder aproveitar todos os momentos que ainda tem com a redonda. “Eu quis que você soubesse disso nesse momento para que nós vivêssemos todos os momentos, os bons e os maus, podendo saborear tudo que for possível para nós”, contou o jogador.

Pesou muito na decisão o fato de Kobe viver a sua pior temporada em 20 anos a serviço do basquete profissional americano. Estreante na temporada 96/97, já pela equipe da Califórnia, ele tem média 15,7 pontos por partida nos duelos disputados nesta edição pela franquia, segunda pior dentre as 32 da liga, com duas vitórias e 13 derrotas acumuladas.

Apesar de razoáveis, os números ficam pequenos perto de sua história, com cinco títulos do torneio e 17 presenças no All Star Game, que reúne os melhores da NBA, além de 25,5 pontos em média, sendo o terceiro maior pontuador da história da liga, atrás de Kareem Abdul-Jabbar e Karl Malone. Ainda ostenta a marca de 81 pontos na mesma partida, conquistada em 2006, frente ao Toronto Raptors, segunda melhor performance individual da história. A primeira é de Wilt Chamberlain, autor de 100 pontos pelo extinto Philadelphia Warriors sobre o New York Knicks, em 1972.

Com 66 partidas ainda a jogar, ele tenta se manter saudável para conseguir desfrutar esses últimos momentos, já que perdeu 73% dos jogos feitos pelos Lakers nas temporadas 13/14 e 14/15, atormentado por lesões; A última delas foi no ombro direito, que o tirou de combate logo no começo da disputa anterior.

Independentemente disso, Kobe também vive a expectativa de atuar pelo time americano nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Bicampeão dos Jogos em 2008 e 2012, ele já declarou publicamente a vontade de encerrar a carreira no esporte com mais uma medalha de ouro na competição.