Superesportes

NBA

Westbrook comanda, Thunder supera Warriors e fica a um triunfo da vaga na decisão da NBA

OKC abre 3 a 1 na série e deixa time sensação da temporada em situação complicada

Agência Estado
MVP Stephen Curry não brilhou de costume e viu Westbrrok anotar triplo-duplo na partida - Foto: AFP
Comparado durante toda a temporada com a dinastia do Chicago Bulls na década de 1990, o Golden State Warriors está a um passo de ser eliminadoNa noite de terça-feira, o Oklahoma City Thunder superou o time de Oakland por 118 a 94, em casa, e abriu 3 a 1 na final da Conferência Oeste, ficando a uma vitória de se classificar para a decisão da NBA.

Ao Warriors, só resta uma opção: vencer três partidas consecutivas e virar a série para seguir na luta pelo bicampeonato da liga norte-americana de basqueteO primeiro desafio da equipe será na próxima quinta-feira, em Oakland, quando será disputado o Jogo 5 da decisão do Oeste.

"Todos temos que nos superar", disse o técnico do Warriors, Steve Kerr"A boa notícia é que nós estamos indo para casaObviamente que jogamos bem em casaA ideia agora é ir para casa e conseguir uma vitóriaFazendo isso, colocamos alguma pressão sobre eles e vemos o que acontece".

O dono da partida de terça-feira foi Russel Westbrook, que conseguiu um "triple-double" com 36 pontos, 11 rebotes e 11 assistênciasFoi a primeira vez em que o astro conseguiu dois dígitos em três fundamentos nesta edição dos playoffs, após conseguir 18 durante a temporada regular

"Jogo cada jogo como se fosse o último, não importa quem está pela frente", disse"Esse é meu trabalho, e meu trabalho é de me preocupar com a minha equipe, e é isso que faço", completou Westbrook.

Klay Thompson liderou o Warriors com 26 pontos, mas Stephen Curry, eleito o Jogador Mais Valioso da NBA nas duas últimas temporadas, anotou 19 pontos, com apenas seis de 20 arremessos de quadra convertidos.

O rendimento abaixo do nível voltou a levantar questionamentos sobre a possibilidade de Curry estar contundido"Não está lesionado", disse Kerr"Ele está se recuperando do joelho, mas não está lesionado
Simplesmente teve uma noite ruimIsso acontece, mesmo aos melhores jogadores do mundo".

O Warriors, que bateu o recorde de vitórias na temporada regular com 73, sofreu derrotas consecutivas pela primeira vez neste campeonatoJá o Thunder, além da excelente atuação de Westbrook teve um impulso inesperado com os 17 pontos e 12 rebotes de Andre Roberson.

Kevin Durant também se destacou pelo Thunder com 26 pontos e 11 rebotes, enquanto o congolês naturalizado espanhol Serge Ibaka acumulou 17 pontos e sete rebotesO brasileiro Anderson Varejão atuou por quatro minutos pelo Warriors, um a mais do que Leandrinho Barbosa, que anotou um ponto.

Após um início de jogo equilibrado, o Thunder aproveitou muito bem os erros do Warriors para anotar 16 pontos consecutivos e abrir 22 a 8O time de Oakland, mesmo sem grandes atuações individuais, reagiu e terminou o primeiro período perdendo por uma diferença de apenas quatro pontos - 30 a 26.

Uma nova ofensiva do Thunder em que o time anotou 14 pontos, enquanto o Warriors fez apenas três, deixou o time em vantagem de 58 a 43E com ótima atuação ofensiva, a equipe foi ao intervalo vencendo por 72 a 53.

Na volta do intervalo, liderado por 17 pontos de Thompson, o Warriors equilibrou o duelo, mas sempre ficando atrás do placar, mas chegando a diminuir a sua desvantagem para seis pontos - 80 a 74Não foi suficiente, porém, para empreender uma reação, especialmente no último quarto, quando, com boa atuação da sua defesa, o time de Oklahoma assegurou o triunfo sem sustos, por 118 a 94.

Agora o Thunder tem três chances de assegurar a classificação para a final da NBA e evitar que o Warriors se torne a décima equipe da liga a conseguir uma virada após estar perdendo uma série por 3 a 1.

Nesta quarta-feira, o Cleveland Cavaliers recebe o Toronto Raptors para o quinto jogo da final da Conferência LesteA série está empatada em 2 a 2.