Superesportes

BASQUETE

Celtics anuncia que aposentará camisa 34 de Paul Pierce na próxima temporada

"The Truth" foi campeão da NBA pela franquia de Boston em 2008

Agência Estado
Em 15 anos, Pierce se tornou o segundo maior pontuador da história do Celtics, com 24.021 pontos - Foto: Reprodução / Twitter Boston CelticsO Boston Celtics confirmou nesta sexta-feira que vai aposentar a camisa de Paul Pierce. Como já vinha sendo especulado desta a última quinta, a tradicional franquia da NBA não permitirá que nenhum outro jogador vista o número 34, que foi utilizado pelo ala durante as 15 temporadas em que defendeu a equipe de Massachusetts.
"No momento em que fui escolhido no Draft pelo Celtics, sabia que estava chegando a uma das organizações mais históricas da NBA. Por 15 anos, joguei no Garden (ginásio do Celtics), olhando para cima e vendo as camisas aposentadas de alguns dos jogadores mais icônicos do basquete. Agora, ser reconhecido ao lado daqueles nomes é uma grande honra. Sempre disse que seria um Celtic pela vida, e agora isso realmente será verdade", comemorou o jogador.

Aos 39 anos, Pierce anunciou a aposentadoria ao fim da última temporada, que disputou pelo Los Angeles Clippers. Recentemente, assinou contrato simbólico de apenas um dia com o Celtics, para poder se aposentar como um jogador da franquia. Ao longo da carreira, também vestiu as camisas do Brooklyn Nets e do Washington Wizards.

Mas foi mesmo no Celtics que Pierce virou ídolo. Escolhido na décima posição do Draft de 1998, amargou uma das piores sequências da história da vitoriosa franquia entre o fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000. Somente com a chegada de Ray Allen e Kevin Garnett, além do Draft de Rajon Rondo, conseguiu chegar a seu único título, em 2008. Sua lealdade ao time na época de baixa, no entanto, foi o que o fez ser um dos jogadores mais queridos pela torcida.

"Eu sempre serei grato pelo sacrifício que o Paul fez para ajudar o Celtics a ser grande", disse o ex-jogador e atual presidente das operações de basquete do Celtics, Danny Ainge. "Seu amor pelo jogo era contagiante e seu talento e trabalho duro eram lendários. Ele foi um dos melhores jogadores de sua era."

Ao longo de 15 anos, Pierce se tornou o segundo maior pontuador da história do Celtics, com 24.021 pontos - atrás de John Havlicek, com 26.395 -, sétimo maior reboteiro, com 6.651 rebotes, quinto maior assistente, com 4.305 assistências, e maior ladrão de bola, com 1.583 roubos.

A cerimônia da aposentadoria de sua camisa acontecerá no dia 11 de fevereiro do ano que vem, diante do Cleveland Cavaliers, no TD Garden. Nela, Pierce se tornará o 22.º nome do Celtics a ter o número aposentado, ao lado de nomes como Bill Russell, Bob Cousy, John Havlicek, Don Nelson, Sam Jones, Cedric Maxwell, Kevin McHale e Larry Bird.