Superesportes

NBB

De olho na vice-liderança, Minas recebe o Flamengo pelo Novo Basquete Brasil

Minastenistas estão na terceira posição, com cinco vitórias e uma derrota

Ivan Drummond
Caso vença o Flamengo, na Arena JK, Minas poderá se aproximar da liderança do NBB - Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube
Pela primeira vez na história de uma competição nacional de basquete, um time de Belo Horizonte briga pelas primeiras posições da tabela. E nesta sexta-feira, o Minas, que está em terceiro lugar no Novo Basquete Brasil (NBB) com 83,3% de aproveitamento, pode se igualar ao vice-líder Mogi (87,5%) se vencer o Flamengo, às 19h45, na Arena JK. Os mineiros têm dois jogos a menos que os paulistas.

Nos últimos anos, o único time mineiro na competição brigava na zona intermediária do NBB, tendo como objetivo chegar às oitavas de final do torneio. Agora, o pensamento de todos – do técnico Espiga, que assumiu o comando no início da temporada, e dos jogadores – é estar entre os quatro primeiros ao final da fase de classificação, o que lhe garantiria a vaga automática nas quartas de final.

Mas qual seria a diferença da equipe minas-tenista desta temporada em relação à anterior? “Agora temos um armador, Gegê, que faz a diferença”, diz o pivô Mosso. “O Gegê é um armador diferente. Ele joga mais para o time. Se tiver a chance de arremessar 10 bolas, prefere passá-las para quem estiver melhor colocado. Essa é a diferença”, diz Big.
Os dois são remanescentes do time de 2016.

Gegê fica surpreso e grato com os elogios dos companheiros, mas prefere pensar no Flamengo, adversário desta noite e que tem grande importância na sua carreira – foi tetracampeão do NBB, campeão da América e mundial pelo rubro-negro. Mas isso faz parte do passado. “Quero ser penta do NBB, e isso seria com o Minas. A bola sobe e a gente esquece o outro lado. Lá está, por exemplo, meu ídolo e amigo, Marcelinho. O meu objetivo é elevar o nome do Minas e, consequentemente, de Belo Horizonte e de Minas Gerais”

O técnico Espiga se mostra satisfeito com o grupo – o time tem cinco vitórias e apenas uma derrota. Segundo ele, a participação dos que estão no banco de reservas tem sido fundamental para as vitórias. “O objetivo é fazer com que todos estejam num mesmo nível dos titulares. Isso é muito importante.” Hoje, ele escala a equipe com Gegê, Evan, Billy, Teishman e Wesley. O Flamengo, comandado pelo técnico Neto, terá Pecos, Cubillan, Marquinhos, Ramon e Olivinha.

PROMOÇÃO - Em parceria com o Minas Tênis Clube, o Estado de Minas promoveu uma promoção que englobou leitores e assinantes do Portal Uai. Ao todo, 13 pessoas foram contempladas com cortesias para o duelo desta noite na Arena JK..