Basquete
None

NBA

Warriors e Cavaliers iniciam quarta batalha consecutiva pelo título da NBA

Time de Stephen Curry chega como favorito, mas do outro lado tem LeBron James; primeiro jogo da decisão que entrou para a história será nesta quinta

postado em 31/05/2018 11:46 / atualizado em 31/05/2018 12:01

AFP

LeBron James costuma fazer mágica em quadra, salvando jogos e séries quase perdidas, mas basta correr o olho sobre as principais estatísticas da NBA para ver a superioridade do Golden State Warriors sobre o Cleveland Cavaliers, equipes que começam a decidir o título da liga profissional norte-americana de basquete nesta quinta, às 22h (de Brasília), em Oakland, na Califórnia. Mais equilibrado e com mais jogadores com poder de decisão, o Warriors é favorito para vencer a liga pela terceira vez em quatro anos.

A história septuagenária da NBA é feita de hegemonias e grandes duelos. Foi assim com Boston Celtics, de Bill Russell, vencedor de 11 títulos entre 1957 e 1969; os grandes embates entre Celtics, de Larry Bird, e Lakers, de Magic Johnson, nos anos 1980; e o Bulls, hexacampeão na década seguinte – dois deles em jogos marcantes contra o Utah Jazz, de Karl Malone.

Ao se tornarem as primeiras equipes a decidir uma liga profissional dos Estados Unidos por quatro temporadas consecutivas (incluindo as ligas de futebol americano, beisebol e hóquei), Warriors e Cavaliers entram para o patamar de cima das grandes rivalidades. A franquia do Oeste levou a melhor em 2015, quando brilhou a estrela do reserva Andre Iguodala, e em 2017, quando Kevin Durant levantou sua primeira taça depois de trocar o Oklahoma City Thunder. O Cavs levantou a taça Larry O’Brien em 2016, com show de LeBron, eleito MVP das finais pela terceira vez em sua carreira.

Nesta temporada, o Warriors faz um playoff consistente e chega como favoritos à decisão, mesmo passando dificuldades para eliminar o Houston Rockets, em sete jogos, na final do Oeste. O principal trio ofensivo do time de Steve Kerr soma a incrível média de 74,3 pontos por jogo: Kevin Durant (29), Stephen Curry (24,8) e Klay Thompson (20,5). Por causa disso, o Warriors tem o segundo melhor ataque dos playoffs, com média de 109, 1 (sendo que o primeiro, o New Orleans Pelicans jogou apenas nove partidas, com média de 110).

A equipe de Oakland tem também a segunda melhor média de rebotes por partida (46,2 pontos, atrás apenas do Sixers, com 49,5) e é o terceiro melhor time em assistências, com 25,6 (atrás de Pelicans e Sixers).

FATOR LEBRON Se estatisticamente o Golden State leva vantagem nos principais fundamentos, o Cleveland consegue ser melhor nos números individuais, graças a seu principal astro. Em sua oitava decisão – quatro pelo Miami Heat e quatro pelos Cavs –, LeBron James tem média de 34 pontos por jogo – quatro a mais que o segundo colocado, Anthony Davis, do Pelicans.

Nas finais do Leste, contra o Celtics, LeBron se tornou o jogador com mais cestas convertidas na história dos playoffs, com 2.368, deixando para trás Kareem Abdul-Jabbar.

EM/D.A Press

Tags: stephen curry golden state warriors cleveland cavaliers lebron james final nba