Basquete
None

NBA

Golden State massacra Cleveland Cavaliers de LeBron e confirma título na NBA

Franquia californiana atropela, vence por 108 a 85 e faz 4 a 0 na série final

postado em 09/06/2018 00:43 / atualizado em 09/06/2018 01:17

Gregory Shamus/AFP
Quem esperou por uma reação inédita do Cleveland Cavaliers ou um ato heroico de LeBron James, se frustrou diante do eficiente jogo coletivo do Golden State Warriors na noite desta sexta-feira. A franquia da Califórnia ignorou o apoio dos fãs ao Cavs na Quicklen Loans Arena, em Ohio, e fez o jogo quatro das finais da NBA o mais fácil da série. Com um verdadeiro massacre a partir do intervalo, os atuais campeões confirmaram o terceiro título nas últimas quatro temporadas com um triunfo por 108 a 85. Assim, o Golden State Warriors se iguala ao Chicago Bulls com seis troféus da principal liga de basquete masculino do mundo.

Na temporada em que foi colocado como um possível sucessor de Michael Jordan, LeBron James não conseguiu evitar que o Cavs fosse “varrido” por 4 a 0 nas finais contra a equipe do Oeste. Com um jogo excessivamente dependente do camisa 23, o time comandado por Tyronn Lue foi presa fácil nesta sexta.

James chegou a ser ovacionado por seus fãs a dois minutos do fim, quando deixou a quadra para não voltar mais. Seus 23 pontos, além de oito assistências e sete rebotes foram, porém, em vão.

Isso porque do outro lado o técnico Steve Kerr viu Stephen Curry anotar 37 pontos, Kevin Durant outros 20. Durant, aliás, ainda pegou 12 rebotes e conseguiu 10 assistências. Ele foi eleito o MVP das finais nesta temporada.

O jogo

No começo do primeiro quarto, o Cleveland apostava nos chutes de três pontos, mas sem grande sucesso. Ao retomar, o Golden State era implacável, e contando com o começo apático do adversário abriu 10 a 3 com facilidade. Aos poucos a equipe da casa resolvia os lances de maneira mais simples, e depois dos primeiros pontos de LeBron e bela cesta de três pontos de Kevin Love, o time voltava ao jogo.

Quando teve a oportunidade de encostar no marcador, Kevin Love perdeu um lance livre. Na sequência, o Warriors foi fatal, com Curry inspirado.

Gregory Shamus/AFP
Na reta final do período, os Cavs tentaram, especialmente nas ações de LeBron, e com boa partida de Kevin Love, mas era difícil segurar Curry e cia, que seguiam mortais nas bolas de três e fecharam o primeiro quarto em 34 a 25.

Disposto a reverter o placar e se manter vivo na decisão, o Cleveland Cavaliers voltou melhor, bloqueando as ações do adversário e diminuindo a vantagem em três pontos. Com LeBron começando a ser decisivo, o Cavs conseguiu pela primeira vez passar a frente: 39 a 38, apostando nos contragolpes. O ritmo, porém, não foi mantido nem mesmo até o intervalo. Apesar da dificuldade surpreendente dos visitantes por alguns minutos, rapidamente o Warriors se reencontrou em quadra para igualar o período em 27 a 27, o que manteve a vantagem no placar geral em 61 a 52.

No intervalo, a impressão é que o Golden State Warriors se reuniu no vestiário e fechou um pacto de voltar para a quadra e definir o título no terceiro quarto. Com uma movimentação assustadora, sem bolas forçadas, o time de Durant e Curry colocou o Cavs na roda, deixou o time de James perdido diante de seus torcedores, sem saber o que fazer para frear o adversário.

O público começou, aos poucos, a silenciar a arena, o Cavaliers passou a não acreditar mais na reação e a decisão ganhou ritmo de treino. O Warriors praticamente definiu o título ao abrir uma vantagem de 21 pontos. Vaias foram ouvidas ao fim do terceiro quarto.

Assim, o último quarto foi meramente protocolar. Apesar do caráter decidido, o jogo quatro das finais da NBA se transformou no menos intenso, com o Cavs abrindo mão muito cedo, conformado, diante de um rival implacável com seu jogo coletivo. Assim, foi apenas aguardar o relógio correr até a vitória do Warrios ser confirmada e a festa dos campeões ser iniciada.

Tags: LeBron James Cleveland Cavaliers Golden State Warriors curry durant cavs warriors nba