Basquete
None

ELIMINATÓRIAS

Brasil inicia segunda fase das eliminatórias para o Mundial de Basquete de 2019

Seleção entra em quadra nesta quinta-feita, contra o Canadá, às 20h30

postado em 13/09/2018 17:03 / atualizado em 13/09/2018 17:03

Reprodução/Twitter Basquete Brasil @BasqueteBrasil
Prestes a dar mais um passo rumo a Copa do Mundo de 2019, a Seleção Brasileira terminou sua preparação para estrear na segunda fase das eliminatórias. O time comandado pelo croata Aleksandar Petrovic entrará em quadra nesta quinta-feira (13/09), às 20h30 (horário de Brasília) para um grande desafio contra o Canadá, fora de casa, pelas Eliminatórias das Américas.

Na primeira fase, o time brasileiro acumulou campanha de cinco vitórias em seis partidas (83,3% de aproveitamento) e se classificou na segunda colocação do Grupo B, que contava com Venezuela e Chile, também classificados, além da Colômbia, que se despediu da competição.

Os adversários do Brasil na segunda fase serão os três melhores colocados do Grupo D – República Dominicana e Ilhas Virgens, além do Canadá. Os classificados dos dois grupos se enfrentarão em seis rodadas e os três primeiros do novo grupo (F) avançarão direto para o Mundial do ano que vem.

No outro "novo" grupo (E), que conta com os classificados dos Grupos A (Argentina, Panamá e Uruguai) e C (Estados Unidos, Porto Rico e México), o esquema será o mesmo: após as seis jornadas, os três primeiros se classificam para a Copa do Mundo. No total, o continente americano tem direito a sete vagas para o mundial. Assim, a última classificação ficará com o melhor quarto colocado.

Para os duelos contra o Canada (13/09), fora de casa, e Ilhas Virgens (16/09), em Goiânia (GO), o técnico Petrovic convocou 13 jogadores para a Seleção Brasileira. Os nomes mais conhecidos são Anderson Varejão, do Flamengo; Marcelinho Huertas, do Baskonia (ESP); e Leandrinho Barbosa, atualmente sem clube – todos com passagem pela NBA.

De última hora, o time brasileiro perdeu um nome de peso. Rafael Hettsheimer, em ação pelo Franca, se lesionou em uma partida do Campeonato Paulista e ficará fora das quadras por cerca de três meses. O treinador Petrovic liberou o pivô francano e não chamou ninguém para seu lugar.

Quem está de volta na seleção é o pivô Augusto Lima. Sem defender as cores do Brasil desde a Olimpíada do Rio 2016, o jogador que atua na Croácia se mostrou confiante e animado com o retorno nas Eliminatórias.

"Tive alguns problemas familiares e precisei me afastar da Seleção por um tempo, mas agora estou de volta com força total. O Petrovic conversou comigo na Croácia, me passou muita confiança e falou tudo que eu queria ouvir. É muito bom estar de volta. Desde as Olimpíadas que não jogo pela Seleção e já estava com saudade. Temos um grupo maravilhoso, muito unido, bem família e que gosta de estar junto", disse o atleta de 26 anos e 2,06m.

A partida contra o Canadá, tem tudo para ser um forte desafio. A qualidade dos atletas canadenses, principalmente dos que atuam na NBA e no basquete europeu, é conhecida por todos os integrantes do selecionado brasileiro, e para fazer um grande jogo serão necessários muito foco e concentração.

"O Canadá possui jogadores bem conhecidos e tem se preparado bastante para essa fase, enquanto o Brasil, jogando fora de casa, precisa estar com alto nível de concentração. Será um jogo de muita concentração e vamos tentar colocar a pressão em cima do Canadá para buscar o resultado positivo fora, que seria muito importante para a nossa sequência", comentou Vitor Benite, autor de 28 pontos na última partida do Brasil, contra a Colômbia, em julho.

O Canadá será o primeiro adversário do Brasil na segunda fase classificatória para a Copa do Mundo de Basquete na China. A seleção conseguiu a classificação para a segunda fase das eliminatórias, em que alcançou cinco vitórias e apenas uma derrota no grupo D, formado por: Ilhas Virgens, República Dominicana e Bahamas.

O treinador da equipe canadense, Roy Rana, chamou 18 jogadores para os confrontos contra as Seleções Brasileira, nesta quinta, e Chilena, na próxima terça (17/09). Dentre os convocados seis atuam em equipes da NBA: Tristan Thompson (Cleveland Cavaliers), Dillon Brooks (Memphis Grizzlies), Justin Jackson (Orlando Magic), Kelly Olynyk (Miami Heat), Cory Joseph (Indiana Pacers) e Khem Birch (Orlando Magic).

Tags: seleção brasileira basquete eliminatórias maisesportes