Depois de começar o segundo tempo com desvantagem de 10 pontos no placar, o Minas buscou a virada e bateu o Bauru por 78 a 71 na noite desta quarta-feira, na Arena MTC, em Belo Horizonte, pelo primeiro jogo das oitavas de final do NBB. O cestinha da partida e comandante da reação mineira foi o ala norte-americano Dominique Coleman, com 24 pontos (15 nos dois últimos quartos). A série será decidida em melhor de três e, com isso, uma nova vitória garantirá os minas-tenistas nas quartas.
Como o Dragão fez melhor campanha na fase classificatória, as próximas duas partidas da série serão no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, interior paulista. O segundo jogo será no sábado, às 14h. Caso seja necessário, um terceiro confronto está marcado para a próxima segunda-feira, às 21h. O vencedor da série enfrentará o Franca nas quartas de final, em melhor de cinco.
O jogo
O equilíbrio e a troca de cestas marcaram os dez primeiros minutos de jogo, mas uma bola tripla no estouro do cronômetro de Larry Taylor deixou o Bauru à frente no fim do quarto inicial por 19 a 18. No segundo período, a equipe bauruense continuou bem nas jogadas coletivas e foi para o intervalo com boa vantagem: 45 a 35. Para piorar a situação do Minas, faltando 1 minuto e 48 segundos, Gegê torceu o joelho esquerdo depois de sofrer uma falta de Jefferson William e não voltou mais para a quadra.
O Minas finalmente se encontrou no jogo no terceiro quarto. A equipe teve mais ritmo e, com 10 pontos de Dominique Coleman, reagiu e até virou em certo momento. Porém, os visitantes foram ao quarto final vencendo por 56 a 55. No quarto final, os mandantes deslancharam de vez e, com mais sete pontos de Coleman, passaram à frente no marcador. Os minas-tenistas chegaram a abrir 11 de frente e apenas administraram a vantagem. No fim, triunfo mineiro por 78 a 71.
MINAS 78 X 71 BAURU
MINAS
Gegê, Augusto Cabral, Leandrinho, Dominique Coleman e Leozão; Wesley, Alexandre Paranhos, Lucas Limas, Jefferson Campos e Che Bob
Técnico: Flávio Espiga
BAURU
Fúlvio, Larry Taylor, Enzo Ruiz, Jefferson William e Lucão; Alex, Gustavo Basílio, Marcão, Cauê Verzola e Renato Scholz
Técnico: Demétrius Ferracciú
Destaques do jogo
Minas
Dominique Coleman: 24 pontos, 6 rebotes e 1 assistência
Leandrinho: 15 pontos, 3 rebotes e 6 assistências
Wesley: 14 pontos, 5 rebotes e 4 assistências
Bauru
Jefferson William: 14 pontos, 8 rebotes e 1 assistência
Fúlvio: 11 pontos, 1 rebote e 10 assistências
Enzo Ruiz: 11 pontos e 2 rebotes
Motivo: primeiro jogo das oitavas de final do NBB
Local: Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, Minas Gerais
Árbitros: Guilherme Locatelli (Internacional/SC). Jonas de Carlo Pereira (Internacional/SP) e Leandro Senhem (Nacional/SC)
.