Superesportes

NOVO BASQUETE BRASIL

Árbitros do NBB vão receber auxílio financeiro por cinco meses

Liga Nacional de Basquete anuncia medidas para ajudar arbitragem

Ivan Drummond
Liga Nacional promoveu reunião com clubes por videoconferência - Foto: Divulgação/LNB Em reunião, por meio de videoconferência e que contou com representantes dos 16 clubes participantes do Novo Basquete Brasil (NBB), a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou a adoção de ajuda financeira para os árbitros que atuam na competição. A entidade considera que, diferentemente de outros profissionais que têm vínculo empregatício com organizações esportivas, o quatro de arbitragem presta serviço para a instituição e os juízes são remunerados pelos jogos em que trabalham. 



Os valores ainda não foram definidos, mas a expectativa é que até o início da próxima semana o Conselho de Administração da LNB, que estará reunido, também por intermédio de vídeoconferência, chegue a uma definição.

 Na reunião desta quinta-feira, ficou definido também, com aprovação unânime, que o salário base do corpo executivo da Liga Nacional de Basquete para os próximos cinco meses estará reduzido em 20%. A medida, segundo a direção da LNB, faz parte de um pacote de economia de gastos dentro do orçamento global da entidade na temporada 2019/2020.

“Não é o momento de tomar nenhuma decisão precipitada. Por isso, estamos nos reunindo toda semana com os clubes, com os representantes dos atletas e dos técnicos para ouvir todos os anseios e as dificuldades de cada área”, afirmou Nilo Guimarães, presidente interino da LNB. “Essa sempre foi a essência da Liga e, num momento difícil em que toda a sociedade está passando, é muito positivo ver a maturidade que os clubes estão lidando com essa situação.” A LNB vem realizando reuniões semanais, com a participação dos clubes, representantes dos atletas, dos técnicos e dos árbitros.