Basquete
None

ESPECIAL

Nandes: conheça o mineiro que brilha nos bastidores da NBA

Fernando Pereira, o Nandes, tornou-se o primeiro brasileiro a trabalhar como assistente-técnico no Utah Jazz

postado em 06/03/2021 13:27 / atualizado em 06/03/2021 13:40

(Foto: Arquivo pessoal/Nandes)

Um mineiro, ex-jogador do Minas, que atuava como ala, hoje com 33 anos, faz história na NBA. É Fernando Pereira, o Nandes, que se tornou o primeiro brasileiro a trabalhar como assistente-técnico no Utah Jazz, desde a temporada 2019/2020. Seu trabalho chamou tanto a atenção, que ele se tornou, desde setembro último, técnico exclusivo de um dos destaques da temporada, o pivô francês Rudy Gobert, de 28, que estará em quadra, neste domingo, em Atlanta, na Georgia, na disputa do All-Star Game, integrando o time de Lebron James, que representa o Oeste. E pela primeira vez, um brasileiro participa do evento festa da NBA, como assistente técnico. Este é Nandes.

O treinamento de Nandes com o pivô francês Rudy Gobert:





Nandes teve toda a carreira como jogador de basquete no Minas. Jogou no time que tinha Raulzinho e o armador argentino Facundo Sucatzky, sob o comando do técnico Flávio Davis. Mas sua história como jogador é interrompida quando resolveu estudar educação física, em São João del-Rei. Lá ele se formou, fez pós-graduação e mestrado. Um ramo da educação física chamou-lhe a atenção, a “ciência do movimento”.

“Em 2015, eu me tornei assistente-técnico de um argentino, Ricardo Bojanich, contratado pela Federação Mineira de Basquete. E lá estava uma pessoa que também tinha olhos para a ciência do movimento. Aprendi muito com ele. Ele estudava o assunto a fundo e aprendi muito com ele. É uma área que estuda a habilidade motora do atleta. Ele falava muito nisso. Passei a enxergar que esse era o futuro do esporte, da preparação do atleta, junto com a neurociência”, conta Nandes.

Em 2016, Nandes foi contratado pelo Minas, para ser técnico das categorias de base do basquete do clube. “O Minas abriu as portas pra mim. Na época, o Flávio Davis, que era o técnico, me chamou e pediu para que eu passasse os conceitos. Além dele, tinha o nanando, também técnico, que gostou da ideia. Era uma nova metodologia de treinamento”. Ao mesmo tempo, Nandes vai trabalhar com o professor na UniBH. Nesse período, seu interesse pela ciência do movimento e neurociência aumentou ainda mais. Entendia que precisava se especializar e assim, nos fins de semana, sempre que podia, viajava para Buenos Aires, na Argentina, para fazer cursos, sempre, em apenas dois dias.

Ingresso


O tempo passa e Raulzinho, que já estava no Utah Jazz, vem a Belo Horizonte, de férias e pede a Nandes que o treine, por 10 dias. “Eu propus exercícios físicos que ele nunca tinha feito”. No final desse período, os dois conversaram e Nandes contou que gostaria de ver um treinamento da NBA. Raulzinho o convida para ir a Salt Lake City, a cidade do Jazz, onde vivia e jogava.

Raulzinho gostou dos exercícios e disse, posteriormente, que quando voltou aos treinos no Jazz, estava mais solto. Comentou isso com o seu treinador, Igor Kokoscov, auxiliar no time norte-americano e técnico da Seleção da Sérvia. Ele convida Nandes para ir aos EUA. Lá, o mineiro vai assistir a um jogo do amigo, Utah Jazz x Indiana Pacers. “Foi em 15 de janeiro de 2018. Nunca vou me esquecer disso.”

Kokoscov chama Nandes para conversar. Quer saber sobre ciência do movimento e neurociência. Tinha tido boas informações de Raulzinho. “Ele pediu para explicar. Falei algumas coisas, mostrei um vídeo, pelo celular, sobre o treinamento. Ele se interessou e me convidou para dar um treino, pois queria ver.”

A vida de Nandes começou a mudar. Confessa que nunca esperou por isso, mas via que aquela era a sua grande chance. No dia seguinte, Nandes, que não tinha levado qualquer dos aparelhos para dar treinos, foi a um supermercado. “Comprei bola de tênis, bambolê, cones. Não tinha levado nada.” Mais um dia e lá estava ele no Jazz para mostrar o que sabe. “O Kokosvic disse que tinha cinco minutos para mostrar o que fazia. Chamou oito assistentes técnicos. De repente, chegou o técnico principal do Jazz, Quin Snyder. Bom, mostrei o que sabia em cinco minutos e eles gostaram.”

Kokosvic e Snyder pediram para que ele desse um treino para Raulzinho, em separado. Por três dias. Ao final do terceiro dia, o chamaram e perguntaram se ele não gostaria de voltar no próximo ano, para um trabalho na pré-temporada. “Respondi que sim, claro. Era a chance da minha vida.” Na volta ao Brasil, Nandes se aprofunda nos estudos. Volta à Argentina. Mas acontece algo inesperado. Snyder deixa o Jazz e vai para o Phoenix Suns. O sonho se desfaz. Nandes não desanima. Segue trabalhando no Minas. “Pra mim, o clube tem uma estrutura incrível.”

União


Ele se casa com Luana Ávila, que na época trabalhava em um banco. Na volta da Lua de Mel, é demitida. “Deu a louca. No dia seguinte, falei pra ela que a gente poderia ir para os EUA, pois queria tentar a sorte e, que na pior das hipóteses, a gente estudaria e aprenderia inglês. Aliás, a Luana sempre me deu muita força, sempre me apoiou.” Eles vão aos EUA. Vão morar numa pensão. Começam a estudar. “Fomos pra Salt Lake, mas não falei nada com o Raulzinho. Não queria ficar na dependência dele. Ao viajar, ele interrompeu um doutorado. Um ano antes, trabalhando no Minas, Nandes tinha sido campeão Sul-Americano de basquete. Isso conta no currículo.

Mas Nandes procurou Kokosvic. “Ele me chamou de doido.” E Nandes acaba indicado para o Jazz, para trabalhar com a equipe que disputa a Liga de Desenvolvimento, a D-League. Novamente, observado por todos os auxiliares-técnicos, ele faz uma demonstração. Dois ex-jogadores de high school, que trabalhavam com vídeo no Jazz, foram as cobaias. “Quando acabei o treino, de uma hora, me chamaram e levaram para o escritório do treinador. Deram-me um contrato, por um mês, na pré-temporada. “Dava treinos individuais para os jogadores. Deram-me então um contrato de um ano, para trabalhar com os mais jovens.”

Eficiência


Mas esse treinamento para os jogadores da D-League era sincronizado com o time da NBA. “Fiz um planejamento. Os jogadores mais novos, caso necessário, se um jogador do time principal se contunde, ele é içado para o banco no jogo seguinte da NBA.” E ele dá treino para Rudy Gobert, que melhora seu rendimento. Sai de um aproveitamento de 20% para 50%. Mas vem a pandemia do coronavirus e as atividades são interrompidas. Nandes vai treinar Gobert individualmente, em sua casa.

(Foto: Arquivo pessoal/Nandes)


Na volta aos treinos, Gobert está diferente. Está melhor. Nades continua dando os treinos. E num deles, segundo conta, Gobert leve seu agente, Bouna Ndiaye. “Eu achei esquisito, mas o cara pediu para ajudar no treino. Respondi que sim. Ele trocou de roupa e participou do treino. O Gobert comentava que não entendia porque eu não lhe dava treinos antes.”

(Foto: Arquivo pessoal/Nandes)


Ao final desse treino, o agente chama Nandes para um jantar, num restaurante. “Ele me disse que o Gobert precisava de um projeto e falou que ele nunca tinha evoluído o que podia, o que só estava acontecendo a partir do momento que eu passei a treiná-lo. Quer saber sobre neurociência. Pediu um programa. Desde então, me tornei técnico exclusivo do Gobert.” Nandes aceitou a proposta. Largou o Jazz e agora, é técnico exclusivo de Gobert.

(Foto: Arquivo pessoal/Nandes)



A festa na quadra


O NBA All-Star 2021 será realizado às 22h (ESPN) deste domingo, na State Farm Arena, em Atlanta, alcançando fãs em 215 países, em mais de 50 línguas por meio da televisão, computadores, celulares e tablets. Esta será a terceira vez que Atlanta sedia o evento anual de celebração do basquete promovido pela liga. O evento é dividido em dois dias.

Neste sábado, no primeiro dia, ocorrem o Desafio de Habilidades e o Torneio de 3 Pontos, a partir da 20h30. No intervalo do primeiro para o segundo tempo, no confronto entre os melhores do Oeste – Time Lebron James – e do Leste, Time Kevin Duran, será realizado o Torneio de Enterradas. A disputa de habilidades terá como concorrentes Luka Doncic, Chris Paul, Robert Covington, Julius Randle, Domantas Sabonis e Nikola Vucevic. Será a primeira disputa deste sábado, vindo a seguir o Jogos dos Três Pontos, onde competirão Stephen Curry, Devin Booker, Jaylen Brown, Zach LaVine, Donovan Mitchell e Jayson Tatum.

A segunda atração do domingo, o Jogos das Enterradas, terá como participantes Obi Toppin, Cassius Stanley e Anfernee Simons.

Tags: nba Utah Jazz Rudy Gobert nandes