Superesportes

ELIMINATÓRIAS

Com novo comando, Brasil vence nas Eliminatórias do Mundial de Basquete

Gustavo de Conti estreou bem como técnico da Seleção, que bateu Chile

Agência Estado
Mineiro Cristiano Felício, que já jogou na NBA, sobe para cesta diante dos chilenos - Foto: CBB/Divulgação
A era de Gustavo de Conti, o Gustavinho, no comando da Seleção Brasileira começou com o pé direito. A equipe venceu o Chile por 77 a 53, nesta sexta-feira. A partida em Buenos Aires, na Argentina, foi válida pela abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete de 2023. O técnico usou o duelo para testar seus comandados, colocando em quadra todos os 12 jogadores disponíveis para o jogo.



O Chile começou bem, com 21 pontos ainda no primeiro quarto, mas a empolgação parou por aí. Gustavinho soube ler bem o jogo do rival e explorou seus homens grandes que, tanto na defesa como no ataque, dominaram os adversários chilenos. Reflexo disso foi o primeiro tempo, em que Brasil foi soberano nos rebotes. Foram 26 para os brasileiros contra 14 dos adversários. A defesa brasileira foi se ajustando no decorrer do jogo e foi fundamental para o resultado final.

O técnico brasileiro decidiu aproveitar a vantagem que teve na altura e força e iniciou o segundo tempo com um quinteto mais alto, o mesmo que abriu uma boa vantagem no segundo quarto. A diferença rapidamente chegou aos dois dígitos, com a marcação brasileira complicando bastante o ataque chileno. Bruno Caboclo foi um dos destaques nos dois lados da quadra. Lucas Dias também foi muito bem-vindo do banco de reservas.

O último quarto começou com 13 pontos de vantagem para o Brasil. Lucas Mariano, seja enterrando ou chutando de três, colocou ainda mais frente ao time brasileiro. A última parcial seguiu o roteiro da anterior e não demorou para Gustavinho começar a utilizar outras formações. O Chile não soube esboçar reação e o placar final anotou 24 pontos de vantagem para o Brasil.



Lucas Mariano foi o cestinha do duelo com 18 pontos e três rebotes. Bruno Caboclo vem logo atrás, com 14 pontos e 13 rebotes, sendo 11 defensivos. Outro pivô brasileiro, Cristiano Felício, foi responsável por 12 pontos e nove rebotes.

ENTENDA AS ELIMINATÓRIAS


Os dois times voltam a se enfrentar neste sábado. O Grupo B é formado por Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai. Nesta primeira fase das Eliminatórias, as 16 seleções são divididas em quatro chaves com quatro equipes cada, com jogos de ida e volta. Portanto, seis compromissos para cada equipe.

Os três melhores países avançam de fase, formando então os Grupos E (A %2b C) e F (B D). Os resultados da primeira fase continuam valendo. Cada seleção jogará então contra equipes que ainda não enfrentaram. Avançando o Brasil entra no Grupo F e pode ter pela frente três destes rivais: Estados Unidos, Porto Rico, México ou Cuba. Da mesma forma que a primeira fase, são realizados seis jogos, também de ida e volta.

Neste momento, as três primeiras equipes após o fim dos duelos e também o melhor 4º colocado entre dos Grupos E e F vão para a Copa do Mundo de Basquete. O Mundial ocorre entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023 e terá como sedes Japão, Filipinas e Indonésia.