Copa América
None

COPA AMÉRICA

Mineirão reverencia Messi, que marca e transforma clima do estádio, mas não consegue mudar rumos da irregular Argentina

Camisa 10 jogou em Belo Horizonte pela quarta vez na carreira

postado em 19/06/2019 23:55 / atualizado em 20/06/2019 02:38

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)</i>


Minutos antes do início da partida, o nome da grande estrela da noite era anunciado sob aplausos e muita festa da arquibancada. Era uma prévia fiel ao que seria o jogo no Mineirão. Durante os 98 minutos de bola rolando, Lionel Messi foi reverenciado em Belo Horizonte e despertou as reações mais calorosas da torcida no empate por 1 a 1 entre Argentina e Paraguai, nesta quarta-feira.

Foi dele o gol que deu aos hermanos o primeiro ponto no Grupo B da Copa América após duas rodadas. De pênalti, venceu Gatito Fernández - eleito o melhor da partida - e transformou completamente o ambiente das arquibancadas, predominantemente coloridas de azul e branco. Os argentinos, que se viam inertes diante da desvantagem no marcador, fizeram BH parecer Buenos Aires por alguns instantes.

Mas, mesmo com lampejos de genialidade - com dribles e tentativas de arrancadas -, o camisa 10 de Barcelona fez uma partida irregular. Mais que isso: não conseguiu, novamente, mudar os rumos da irregular Argentina. Com pouca capacidade de criação, o time de Lionel Scaloni não conseguiu vencer e se complicou na Copa América.

Durante o jogo...

Messi teve um primeiro tempo apagado no Mineirão. Nos minutos iniciais da partida, limitou-se ao lado direito do campo e pouco produziu. No comecinho, até despertou gritos de incentivo de torcedores ao roubar uma bola e tentar avançar rumo à área paraguaia, mas não teve sucesso.

O momento de maior brilho do craque do Barcelona na etapa inicial foi aos 33’. Com mais liberdade de movimentação, Messi pegou a bola para bater falta sofrida por Lautaro Martínez, que rendeu cartão amarelo ao palmeirense Gustavo Gómez. Nas arquibancadas, o camisa 10 teve o nome gritado. Câmeras a postos: a cobrança saiu fraca, nas mãos do botafoguense Gatito Fernández.

 

A segunda etapa começou promissora para o craque, que passou a ter a companhia de Sergio Agüero no ataque. Já aos 6’, Messi girou bonito sobre a marcação e, já dentro da área, finalizou de esquerda para grande defesa de Gatito. A jogada foi revista pela arbitragem com o auxílio do vídeo. Após a análise, pênalti marcado por toque da bola no braço de Piris.

Aí brilhou Messi. O camisa 10 bateu forte no canto esquerdo de Gatito, que pulou no lado certo, mas não conseguiu impedir o empate argentino: 1 a 1. O gol levou a torcida da seleção albiceleste à loucura e mudou completamente o ambiente do Mineirão - que ficou ainda mais favorável aos hermanos após Armani pegar um pênalti minutos depois.

Daí em diante, pouco se viu de Messi em campo. Ele até buscou o jogo, recuou e tentou armar jogadas - especialmente na reta final do segundo tempo -, mas foi ineficiente. Em meio a um time pouco entrosado e incapaz de furar bloqueios defensivos bem armados, o camisa 10 até arrancou suspiros em arrancadas e dribles curtos. Não foi o suficiente.

 


'Casa' de Messi

Foi a quarta vez do craque argentino no Mineirão. A primeira foi em 2008, no empate sem gols com o Brasil, pelas Eliminatórias. Depois, Messi brilhou ao marcar no finzinho o gol da vitória argentina por 1 a 0 sobre o Irã, na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014. O camisa 10 atuou ainda na derrota por 3 a 0 para a Seleção Brasileira, pelas Eliminatórias, em 2016.

Messi pode voltar ao Mineirão ainda este ano. A depender de uma combinação de resultados, a Argentina tem chance de jogar a semifinal da Copa América em BH. E o adversário pode ser o Brasil.

Messi no Mineirão

Brasil 0 x 0 Argentina - 18 de junho de 2008, pela sexta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010

Argentina 1 x 0 Irã - 21 de junho de 2014, pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo

Brasil 3 x 0 Argentina - 10 de novembro de 2016, pela 11ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018

Argentina 1 x 1 Paraguai - 19 de junho de 2019, pela segunda rodada do Grupo B da Copa América
 
 

Tags: paraguai mineirão messi argentina copaamerica