Copa América
None

COPA AMÉRICA

O que precisa acontecer para Brasil e Argentina se enfrentarem na semifinal no Mineirão

Empate dos hermanos ainda não impede clássico nas semifinais em BH

postado em 19/06/2019 23:51 / atualizado em 20/06/2019 02:34

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/DAPress)</i>
A derrota da Argentina para a Colômbia, por 2 a 0, na primeira rodada, no embate das duas equipes teoricamente mais fortes do Grupo B, acendeu as esperanças do torcedor mineiro de receber um possível duelo entre Brasil e Argentina, em 2 de julho, pela semifinal da Copa América. O empate de argentinos com paraguaios por 1 a 1, na noite desta quarta-feira, na Pampulha, jogou um balde de água fria na esperança dos mineiros, mas o duelo ainda tem boas chances para acontecer. São duas combinações de resultados diferentes.

Com o empate, os argentinos estão na lanterna do Grupo B, com o mesmo número de pontos do Catar, mas em desvantagem no saldo de gols (-2 a -1). A Colômbia lidera com seis, seguida pelo Paraguai, com dois. No Grupo A, o Brasil lidera com quatro pontos, empatado com o Peru, adversário da última rodada, sábado, às 16h, na Arena Corinthians.

Para Brasil e Argentina se enfrentarem na semifinal, o time de Tite não pode perder para os peruanos, garantindo assim a primeira colocação do grupo. Já aos argentinos cabe a missão de superar o Catar domingo, às 16h, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, indo a quatro pontos e torcer para que o Paraguai não vença a Colômbia, que deve jogar com time reserva na Fonte Nova, em Salvador. 

Com essa combinação de resultados, o time de Lionel Messi se classificaria na segunda colocação do Grupo B e enfrentaria o segundo do A, no Maracanã, nas quartas de final. Já o Brasil, caso confirme a liderança, espera a definição do segundo pior terceiro colocado, para jogar em Porto Alegre.

 

Além desta combinação, existe outra possibilidade, mais remota,  que pode trazer a maior rivalidade da América do Sul para Belo Horizonte: o Brasil precisa perder para o Peru e a Venezuela não vencer a Bolívia, para que os anfitriões terminem na segunda colocação do A. Caso o Brasil fique em segundo, a Argentina não poderia ultrapassar o Paraguai, ficando como o segundo melhor terceiro colocado.

Caso passem das quartas de final, Brasil e Argentina se enfrentariam pela segunda vez no novo Mineirão. Em 2016, a equipe de Tite levou a melhor, goleando por 3 a 0.

Tags: selefut futinternacional argentina paraguai mineirão brasil semifinais