None

SELEÇÃO ARGENTINA

Ajuda celestial, idolatria a Diego Maradona e provocações a Pelé: Mineirão vira casa argentina

Com grande apoio de torcedores em Belo Horizonte, equipe de Messi enfrenta o Irã

postado em 21/06/2014 11:09 / atualizado em 21/06/2014 11:23

Gustavo Andrade /Superesportes

Gustavo Andrade/Superesportes

Em seu segundo jogo na Copa do Mundo, contra o Irã, a Argentina jogará em casa. A festa dos hermanos no Mineirão começou cedo. Gritos que demonstram a idolatria por Maradona e provocações a Pelé embalaram o clima no Gigante da Pampulha. Também não faltou o apelo à ajuda celestial, com menções ao Papa Francisco.

Vestidos como o pontífice, Emiliano e David Meireles atraíram as atenções dos torcedores brasileiros, que pediam por fotos ao lado dos “papas”. A ajuda de Francisco também era citada em faixa com as fotos de Maradona – a quem os argentinos chamam de Deus – e Messi, o “Messias”.

As referências a Maradona foram, invariavelmente, acompanhadas por provocações a Pelé. Um grupo de torcedores de Buenos Aires vestia camisas que formavam a frase “Pelé debuto con un Pibe”, ou “Pelé estreou com um garoto”. A“alfinetada” se refere a uma entrevista do ídolo brasileiro à revista Playboy, em que o “Rei do futebol” mencionou relações homossexuais durante a adolescência. A frase de Pelé se tornou piada entre os argentinos, sempre propagada por Maradona.

Gustavo Andrade/Superesportes


A invasão argentina a Belo Horizonte, como já era esperado, transformou o Mineirão em arquibancadas de La Bombonera ou Monumental de Nuñez. Enquanto os iranianos tinham demonstrações mais contidas, os “hermanos” cantavam a plenos pulmões, ainda que faltassem horas para a bola rolar. Uma música feita especialmente para a Copa do Mundo no Brasil relembra a vitória da equipe de Maradona e Caniggia sobre a Seleção Brasileira no Mundial de 1990.

Embora estivessem em menor número, os iranianos não deixaram de demonstrar sua paixão. Próximo a um dos portões de entrada no estádio, um torcedor do país asiático, lendo a letra de uma música escrita em uma folha de papel, cantava sozinho, mas com plateia de argentinos.


Assista ao vídeo: torcedores argentinos cantam música provocativa aos brasileiros no Mineirão

 

Tags: torcedores copa2014 mineirao ira argentina