None

GRUPO F

Com golaço de Messi, Argentina sai do sufoco e vence Irã em tarde de Mineirão lotado

Craque marca aos 45min do segundo tempo e garante triunfo dos hermanos

postado em 21/06/2014 14:57 / atualizado em 21/06/2014 18:18

Vicente Ribeiro /Superesportes

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Os holofotes estavam voltados para Lionel Messi, mas o craque só desequilibrou no fim. Aos 45min do segundo tempo, o camisa 10 pegou a bola pela direita, puxou para o meio e soltou a bomba, com muita curva. A bola entrou no canto direito de Haghighi e a Argentina saiu do sufoco, derrotando o Irã por 1 a 0, neste sábado, com quase 58 mil pessoas no Mineirão. La Pulga, como é chamado o ídolo, desafogou os hermanos presentes em grande número no estádio e a própria seleção albiceleste, que conquistou o segundo triunfo pelo Grupo F da Copa do Mundo.

Messi e a Argentina esbarraram no forte sistema defensivo do Irã, armado pelo técnico Carlos Queiroz. La Pulga atuou sob olhar atento do eterno ídolo Diego Armando Maradona, presente na tribuna do Mineirão, mas teve muita dificuldade para superar a marcação adversária. Só mesmo em um lance genial, em que mostrou por que foi considerado o melhor do mundo em quatro ocasiões, para o astro garantir a festa dos hermanos no fim da partida.



Se faltou bom futebol da Argentina, sobrou muito entusiasmo dos torcedores presentes ao Mineirão. O Gigante da Pampulha foi palco de grande festa, com invasão dos hermanos, que entoaram os famosos cânticos que ecoam nos estádios do país vizinho. Mas os brasileiros também chamaram a atenção e provocaram uma verdadeira ‘batalha’ de refrões e músicas. No fim, com a vitória garantida, os argentinos soltaram a voz e dominaram a cena.

Com a suada vitória, a Argentina somou seis pontos e permaneceu na liderança do Grupo F, deixando o Irã, que empatara na estreia com a Nigéria, em Curitiba, com um. Garantidos nas oitavas de final, os hermanos voltam a jogar contra os africanos, na próxima quarta-feira, no Beira-Rio, em Porto Alegre. No mesmo dia, os iranianos encerram a primeira fase diante da Bósnia-Herzegovina, batida pelos argentinos por 2 a 1, no Maracanã, abrindo a chave.

O jogo

A expectativa era enorme para ver Messi e os companheiros em ação. Mas quem se destacou no primeiro tempo foi a torcida. Maioria no Mineirão, os hermanos entoaram os conhecidos cânticos que ecoam pelos estádios argentinos. E os brasileiros, mesmo em menor número, respondiam com o batido ‘Sou brasileiro, com muito orgulho....’. Os ânimos chegaram a ficar exaltados em alguns instantes, provocando o trabalho das equipes de segurança.



Em campo, o primeiro tempo foi jogo de um único time. A Argentina tomou o primeiro susto, com uma bola lançada na área, mas a partir dos 10min tomou conta das ações no meio-campo. Com Aguero se movimentando muito pela esquerda e Higuaín centralizado, faltava a bola chegar com perfeição. E foi nesse aspecto que Messi ficou devendo, até por causa da forte marcação. Quando o craque era acionado, tinha dois ou três iranianos no encalço.

Quando a Argentina conseguiu fazer as tabelas, criou as melhores chances. Na melhor delas, Dí María tocou para Higuaín, que ajeitou com perfeição para Aguero concluir. O goleiro Haghighi, em intervenção salvadora, evitou a vantagem dos hermanos. Messi ainda teve oportunidade em uma cobrança de falta na entrada da área, mas errou o alvo. Do lado iraniano, a preocupação era fechar os espaços do adversário. Em alguns momentos, havia até sete defensores atrás da linha do meio-campo, dificultando o toque de Messi e cia.

O Irã tinha apenas um homem fixo no setor ofensivo, Ghoochannejad, que pouco conseguiu fazer diante dos zagueiros Garay e Fernandez. No fim, a equipe vermelha assustou em lance de bolas alçadas na área. Em cobrança de escanteio, Hosseini cabeceou com perigo e levantou a torcida brasileira, que esperava uma grande ‘zebra’ no Mineirão.

Marca do craque no fim

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press


O panorama no segundo tempo não mudou. Mas o Irã mostrou que poderia surpreender. Em jogada puxada por Shojaei, a bola foi cruzada da direita e Goochannejad cabeceou para defesa de Romero, até então um mero expectador em campo. Foi o suficiente para a torcida brasileira se manifestar com gritos de apoio ao time do Oriente Médio. Pouco depois, Zabaleta derrubou Dejagah em lance muito polêmico em que os iranianos pediram pênalti. Mais provocações eram ouvidas nas cadeiras do Mineirão.

O Irã ganhou confiança e se soltou mais em campo, assustando os argentinos, que continuavam com mais volume, mas sem ter a mesma tranquilidade defensiva do primeiro tempo. O grito dos brasileiros entusiasmou a seleção do Oriente Médio, que obrigou o goleiro Romero a evitar que Dejagah balançasse as redes. Ele se esticou todo e desviou para escanteio uma cabeçada que tinha endereço certo.

O técnico Alejandro Sabella mexeu na Argentina, apostando em uma formação sem um centroavante fixo. Lavezzi substituiu Agüero, enquanto Higuaín deixou o campo para a entrada de Palacio. O time alviceleste voltou a dominar o meio-campo, mas continuou sem poder de penetração com as tabelas, apostando mais em cruzamentos, sempre interceptados pelos zagueiros. E ainda convivia com a ameaça dos contra-ataques do Irã, que no entanto pecava no último passe.

Nos 10min finais, a Argentina se lançou à frente, em busca da vitória. Palacio cabeceou com perigo e o goleiro Haghighi vinha demonstrando muita segurança na meta iraniana. Entretanto, o craque tinha que aparecer no momento decisivo. E foi assim que Messi, aos 45min, em jogada característica, acertou belo chute no ângulo direito, para assegurar o triunfo e a festa dos hermanos: 1 a 0. O Mineirão explodiu em gritos e cânticos, como uma autêntica ‘La Bombonera’.




ARGENTINA 1 X 0 IRÃ

ARGENTINA
Romero; Zabaleta, Fernandez, Garay e Rojo; Mascherano, Gago, Messi e Di Maria (Lucas Biglia); Aguero (Lavezzi) e Higuaín (Palacio)
Técnico: Alejandro Sabella

IRÃ
Haghighi; Hosseini, Sadeghi, Montazeri e Pooladi; Nekounam, Timotian, Haji Safi (Reza Haghighi), Shojaei (Heydari) e Dejagah (Jahan Bakhsh); Goochannejad
Técnico: Carlos Queiroz

 

Local: Mineirão
Data: sábado, 21/06
Gol: Messi, aos 45min do segundo tempo
Árbitro: Mirolad Mazic (SER)
Auxiliares: Milovan Ristic (SER) e Dalibor Djurdjevic (SER)
Público: 57.698 torcedores
Cartões amarelos: Nekoounam, Shojaei (IRÃ)

Tags: argentina copa2014 ira mineirao grupo f lionel messi