None

Arrumar a casa

postado em 19/11/2012 10:00

A maré anda tão boa para o Fluminense que até o pessoal da CBF resolveu ajudar. Eles prometem emprestar a taça de campeão brasileiro para abrilhantar a volta olímpica de amanhã no Engenhão.

Os chatões da CBF queriam segurar o caneco até aquela festinha chinfrim depois da última rodada. Com traje a rigor e apresentadores da Globo. Mas desta vez houve um pouco de bom-senso, por favor. Já basta ao Flu ter sido campeão em Presidente Prudente, né? Que faça agora a sua própria comemoração diante de sua própria torcida.

Além de cumprir este campeonato memorável, o time de Abel Braga cumpriu uma invejável temporada. Foi campeão estadual só na sabedoria: poupando os melhores jogadores no turno e no returno, lavando a égua nos clássicos decisivos. Não foi mais longe na Libertas por conta de um gol do Boca Juniors no finalzinho do jogo. E olha que, antes disso, na sua excelente primeira fase, tinha batido o Boca na Bombonera.

O planejamento foi feito com tanta eficiência que o Flu nem precisou ir às compras no meio do ano, como os clubes brasileiros costumam fazer pra dar uma meia-sola nos elencos. Pôde até abrir mão de Rafael Moura e Lanzini - alguém deu pela falta?

É uma baita tentação, daqui de longe, associar a chegada do administrador Rodrigo Caetano ao futebol tricolor - o Vasco indo a pique em plena temporada - com o fim dos buchichos no clube. As caipirinhas de Fred deixaram de ser notícia. Os ratinhos das Laranjeiras deixaram de ser notícia. Será coincidência? O Fred deixou de sair à noite? Os ratos arranjaram novo lar?

O que parece ter acabado, de fato, é o abismo interno entre os jogadores contratados pelo patrocinador - que recebiam muito e em dia - e os contratados pelo clube - que recebiam menos e atrasado. Sabe-se que essa foi a razão de fracassos passados.

Algo de interessante acontece nas Laranjeiras para além das quatro linhas. Mas veja que, mesmo em casos assim, há ainda pouco profissionalismo nos nossos clubes. Um recente estudo, feito pelo analista financeiro Almir Somoggi, apontou o Fluminense como o clube "menos transparente" do país. Além de imprecisões na apresentação de suas contas, o Flu simplesmente não recolheu impostos entre 2007 e 2010.

Ainda temos longo caminho até aquele tal de futebol profissional.

Enquanto isso, em Volta Redonda...

O Palmeiras cumpre hora-extra na primeira divisão e amanhã vai ter com o Flamengo em mais um episódio de sua lenta agonia.

Não tivesse o Flamengo contado com a - digamos - incompetência da arbitragem nas últimas rodadas, esse encontro seria ainda mais quente. Diante do Figueirense, viu anulados dois legítimos gols do adversário. Diante do Náutico, teve um pênalti esquisitão a seu favor.

Só assim o Fla pôde botar seu boi na sombra.

(Em tempo... A Seleção vai se ajeitando. Quando Mano Menezes se cansar de Thiago Neves e a CBF se cansar de Nova Jersey, boto fé que tudo vai dar pé. Não sei de ti, mas eu teria Kaká e Oscar com Lucas e Neymar. Se o Fred continuar se portando bem, permito que fique no banco.)