None

O país do futebol

postado em 12/01/2013 19:28

» Bastante curiosa a eleição dos Mais Mais de 2012, segundo a Fifa. Não adiantou os ingleses esbanjarem a liga mais marquetada de que se tem notícia. Não adiantou o Roman Abramovich enfim conquistar o título europeu com seu brinquedinho de futebol. Não adiantou os loucos alemães lotarem os estádios a cada rodada. Não adiantou nem sequer os italianos revolucionarem a maneira de sua seleção jogar.

» A seleção do mundo em 2012, segundo a Fifa, joga inteirinha na Espanha. Trata-se de um simpático combinado entre Real Madrid e Barcelona, com um centroavante colombiano do Atlético de Madri ali infiltrado. Abraço pro grande
Falcão Garcia.

» Tu sabes que Andrea Pirlo arrebentou na Eurocopa. Bastian Schweinsteiger foi o centro intelectual e técnico do Bayern de Munique. Peter Cech e Didier Drogba bateram os favoritões e levaram o Chelsea ao ponto máximo de sua história. Mas...

» Quem se importa com isso? Real Madrid x Barcelona são hoje o Fla x Flu do mundinho globalizado. Conquistaram corações & mentes por toda parte.

» Segundo o professor Luiz Felipe Scolari, o garoto Neymar já em janeiro do ano que vem estará no top três dos mais votados pelo colégio internacional da Fifa. Te dizer que, aqui de longe, isso me parece um baita de um chute.

» Está claro, a esta altura do campeonato, que o futebol brasileiro não é visto para além de nosso horizonte. Salvo a Seleção, que já nos foi melhor instrumento de propaganda. Os clubes do país, reféns de um calendário inchado e fora do eixo mundial, não conseguem mais excursionar no estrangeiro.

» E os certames que disputamos são extremamente mal vendidos. Que gringo vai querer ver jogos disputados em gramados esburacados diante de arquibancadas vazias como rola na maioria das partidas do Engenhão pela primeira divisão nacional?
» Quando os cartolas da CBF bolaram os jogos de sábado à noite, encomendadas pelas tevês asiáticas, escolheram para esse horário duelos entre times — com todo respeito — pouco representativos. Quase nada de Flamengo, Vasco ou Corinthians.

» Se ainda tínhamos alguma ambição de ter nosso futebol como espetáculo digno de consumo mundial, bem, a finalíssima da Sul-Americana-2012 nos serviu como um choque de terceiro-mundismo.

» E tem outra. Dia desses, Ronaldinho Gaúcho foi apresentar um desenho animado na Índia. Arrastou multidões, engarrafou ruas e chamou a atenção como há tempos não lhe acontecia. Ele é um dos três ou quatro jogadores de cartaz planetário que hoje atuam no Brasil. Pois bem... Em momento algum na Índia, ele vestiu uma camisa que remetesse a seu atual clube, o Atlético-MG. Ele promoveu apenas a sua própria imagem. Milhares de indianos souberam de Ronaldinho, mas não do Atlético.

» Em tempo... No ano insano em que Lionel Messi esteve a pulverizar os recordes e a aumentar ainda mais sua marca pelo mundo, muito se discutiu sobre Messi ou Pelé. Eu não vi o Pelé jogar. Estou vendo o Messi, e me dou por satisfeito. Quando se chega a tal ponto de excelência, passa a ser bobagem & ingratidão apontar este ou aquele.