None

Da terra nascem os homens

postado em 19/01/2013 16:13 / atualizado em 19/01/2013 15:14

» Opa. A temporada 2013 começa hoje com os estaduais. Corinthians e Fluminense são os times a serem batidos. Quem se apresenta? Qual será o novo time da moda?

» Alexandre Pato, no Corinthians, e Paulo Henrique Ganso, no São Paulo, são duas atrações desta promissora estação, que ainda terá outras aves raras, uma vez que Gaúcho & Bernard seguem no Atlético-MG, Deco & Fred continuam no Fluminense.

» Todos eles se enfrentarão logo mais pela Libertas. Antes disso, no entanto, meu interesse está em Porto Alegre. Estou curioso para ver Dunga no Internacional.

» Depois do fracasso da Dungatour pelas savanas de África-2010, o xerifão pendurou a estrela na porta do saloon e voltou para seu rancho em Ijuí. Dunga disse apenas que ia tratar do pai, muito doente, e ficou todo esse tempo afastado do futebol. Sem dar notícia, que ele nunca foi muito afeito ao trato com a imprensa.

» Parecia João Goulart no exílio uruguaio. Mas agora está de volta.

» O que fez Dunga nesses anos? Reviu seus conceitos? Submeteu-se a sessões de media training? Ou apenas ficou a tragar o amargo chimarrão do rancor?

» Dunga no Internacional de Porto Alegre — creio — faz todo o sentido. Aquela é a terra dele. O que não fazia muito sentido era Dunga assumir a Seleção Brasileira sem ter tido experiência alguma como treinador, apenas por capricho de Ricardo Teixeira.

» Na verdade, e em vários sentidos, Dunga agora que estará iniciando a carreira de técnico. Treinando de segunda a sexta, jogando aos finais de semana. Aguentando tudo que eles aguentam. Cara feia de jogador, repórter à beira do campo. Palpite ruim de torcedor, cartola a meter o dedo.

» Dunga é ídolo por lá. Mas a fornalha colorada, não faz muito, torrou dois ídolos: Paulo Roberto Falcão e Fernandão.

» O elegante Falcão bateu de frente com jogadores e dirigentes em 2011. Em seu lugar, assumiu Dorival Júnior, que mais tarde seria demitido e substituído por seu próprio chefe, Fernandão, naquela que foi a primeira manobra questionável do ex-capitão. Meses depois, em crise no Brasileirão, ele peitaria publicamente os atletas, cobrando mais empenho. Não deu certo.

» O bravo Dunga vai ter que botar ordem no bolicho. Deram uma bela duma faxinada, mas o clube segue turbulento, o Beira-Rio segue em obras — e eles terão que aturar o rival Grêmio num melhor momento.

» Bolívar, Guiñazú e Dagoberto já se foram. Outros mais podem ir nos próximos dias. Pode não sobrar nem Diego Forlán neste elenco que era dos mais caros do país — e que ficou devendo demais.

» O time de aspirantes do Inter pega o Passo Fundo esta tarde, no estádio da Ulbra, em Canoas. O Inter de verdade, com Damião & D’Alessandro, deve ir pra jogo na quarta rodada. A ver como o treinador Dunga se sairá no dia a dia do futebol.

» Dunga agora não vai poder chamar o Neymar. Nem se quiser.

» Aliás... Luiz Felipe Scolari & Carlos Alberto Parreira convocam esta semana a nova Seleção Brasileira. Com todo respeito aos dois, que têm um passado vencedor na Seleção, o que precisamos hoje é de futuro. E ligeiro.