None

BOLA MÚNDI

Não duvidem de CR7!

Agora com 620 gols na carreira, CR7, aos 32 anos, ainda tem muita lenha para queimar e muitos desafios pela frente%u201D

postado em 07/12/2017 09:38 / atualizado em 07/12/2017 09:44

AFP

Salvo uma ‘zebra’, Cristiano Ronaldo será coroado hoje, na França, com sua 5ª Bola de Ouro,  igualando-se a Messi como o maior vencedor do prêmio. Os craques de Real Madrid e Barcelona, que monopolizam o troféu desde 2008 (o último ‘intruso’ foi Kaká, em 2007), ainda têm cerca de sete meses para providenciar o desempate, mas muitos já dão o assunto como ‘favas contadas’. Afinal, o lusitano tem feito campanha abaixo do esperado até agora. Calma, gente... É melhor não duvidar do gajo.

É certo que, na atual temporada, CR7 só balançou as redes duas vezes no Campeonato Espanhol, competição em que o Real ainda patina, ocupando apenas a 4ª colocação, oito pontos atrás do líder Barcelona, de Messi, quando já foram disputadas 14 rodadas. Entretanto, por outro lado, o craque mostrou toda a sua veia goleadora na Liga dos Campeões: foram nove gols em seis partidas, o que configura mais um recorde pra sua coleção – o primeiro a balançar as redes em todos os jogos da primeira fase do torneio. E a tendência é que seu rendimento suba no decorrer da competição.

Com Real Madrid e Barcelona classificados às oitavas da Liga dos Campeões, o que pode fazer a diferença a favor de Cristiano Ronaldo é a Copa da Rússia. Portugal não aparece entre os principais candidatos ao título, mas demonstrou – com o título europeu de 2016 – ter grupo mais equilibrado e competitivo que o da Argentina, geralmente levada nas costas por Messi. Pra completar, os caminhos lusitanos no Mundial parecem mais ‘abertos’ do que o dos hermanos, mesmo tendo de encarar a Espanha logo de cara.

Agora com 620 gols na carreira, CR7, aos 32 anos, ainda tem muita lenha para queimar e muitos desafios pela frente. O primeiro deles está prestes a superar: ultrapassar seu conterrâneo Eusébio e o mito húngaro Puskás, que balançaram as redes 621 vezes. Ficaria atrás apenas dos 1.265 gols de Pelé, dos 743 de Romário e dos 721 de Gerd Müller. O alemão que se cuide.

Dono de um currículo com três Mundiais de Clubes, uma Eurocopa, quatro Ligas dos Campeões, duas Supercopas Europeias, três títulos da Premier League e dois do Espanhol, entre vários outros, Cristiano Ronaldo conhece e confia em seu potencial. Em entrevista recente, cravou: “O mais importante sempre é o final, e não o começo da temporada”. Vamos aguardar para ver se ele rirá melhor por último...

Duelo até de egos
Um dos duelos mais esperados da temporada, o clássico de domingo entre Manchester United e Manchester City promete. E inflamado por fator que extrapola as quatro linhas: a disputa entre os técnicos José Mourinho e Pep Guardiola. Durante a semana, o português afirmou que o adversário alega possíveis lesões dos atletas (como o atacante David Silva), mas, “no final, todos estão prontos”... Farpas à parte, o fato é que os Reds não contarão com o suspenso Pogba e os contundidos Carrick e Bailly, o que dificulta a missão de tirar a invencibilidade do City, diminuir para cinco pontos a vantagem na liderança e apimentar a Premier League. Quem vai levar a melhor?

Três pela ponta
A Itália também viverá clássico especial neste fim de semana: Internazionale (líder, com 39 pontos) x Juventus (3ª, com 37). Após um início ruim no Italiano, a Velha Senhora reagiu e quer mostrar que ainda é favorita ao título. Já o time de Milão conta com o apoio da torcida e a boa fase do argentino Icardi para seguir no topo. Quem acompanha tudo e pode se dar bem é o segundo colocado Napoli (38 pontos), que entrará em campo apenas no domingo, para encarar a Fiorentina, podendo até recuperar a liderança.

DE OLHO
Lászlo Benes


Mais uma boa promessa pode vir do Leste Europeu: o eslovaco Lászlo Benes, de 20 anos. Meia habilidoso, dono de boa técnica e com bom chute de canhota, começou a se destacar no modesto Gyori ETO e logo se transferiu para o MSK Zilina. Precoce, estreou na Liga Europa com apenas 18 anos. Em 2016, foi contratado pelo Borussia Monchengladbach, com quem assinou até 2021. Para se firmar de vez no clube, tem feito trabalho especial para aprimorar a parte física. Nesta temporada, foi o destaque da Eslováquia na Eurocopa Sub-21, mesmo com o país sendo eliminado na primeira fase da competição.