None

BOLA MUNDI

Promessas de craques que viraram "bondes"

Que o diga Gabriel Barbosa... Comprado em julho de 2016 pela Inter por mais de 31 milhões de euros, o atacante de 21 anos, foi eleito nessa semana opior atleta estrangeiro do ano no futebol italiano

postado em 11/01/2018 12:00

Quase unanimidades, jovens como Neymar, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus brilham no futebol europeu e dominam as manchetes esportivas. Mas nem todas promessas brasucas emplacam no Velho Mundo. Que o diga Gabriel Barbosa... Comprado em julho de 2016 pela Internazionale por mais de 31 milhões de euros, o atacante de 21 anos, foi eleito nessa semana o “pior atleta estrangeiro do ano no futebol italiano”. Mas como um jogador deixa o status de promessa de craque para ser merecedor desta ‘honraria’? Além de um ego superinflado, a valorização excessiva talvez seja a resposta.

Após se destacar no Santos e ajudar na conquista do ouro olímpico do Brasil em 2016, Gabriel praticamente não conseguiu jogar pelo clube de Milão. Para piorar, também não aproveitou a oportunidade de empréstimo ao Benfica (cinco jogos e um gol).

Pelos relatos de companheiros, não soube conviver com a fama: ao incorporar o apelido de Gabigol (quem será o pai da ideia?), parecia já se considerar uma estrela e se dedicava pouco aos treinamentos. Se fosse um ‘fora de série’, talvez até desse certo. Como não é o caso, deu no que deu... Com contrato até junho de 2021, virou um fardo para a Inter.

Outros brasucas (ambos revelados pelo Fluminense) seguem caminhos parecidos. O atacante Kenedy, de 21 anos, não se firmou no Chelsea. Nas poucas vezes em que tem sido escalado é para atuar como lateral esquerdo. Já o meia Gérson, de 20, até começou bem na Roma, mas caiu de produção. Terão que se contentar com um retorno ao Brasil? Só o tempo dirá.

Desta safra um pouco mais recente, Lucas Moura, de 25 anos, pode ser a exceção. Esquecido no estrelado elenco do Paris Saint-Germain (jogou míseros 79 minutos na temporada) conta as horas para deixar o clube nesta janela de transferências. Seu destino deve ser o Manchester United. Se a transação for concluída, terá tempo para provar que não era apenas mais um ‘foguete molhado’, daqueles que nunca explodem...

Decepção com sotaque
Ao deixar o Flamengo para assumir a Seleção do Chile, o colombiano Reinaldo Rueda só aumentou o número de decepções com comandantes gringos no futebol brasileiro. Juan Carlos Osório (2015) e Edgardo Bauza (2016) já haviam ‘abandonado o barco’ no São Paulo para assumir, respectivamente, as Seleções de México e Argentina. Só nos últimos quatro anos, outros estrangeiros se deram mal por aqui. O espanhol Miguel Ángel Portugal não durou quatro meses no Atlético-PR; o argentino Ricardo Gareca foi demitido do Palmeiras com menos de 90 dias, prazo de validade semelhante ao do português Paulo Bento no Cruzeiro, que só não perde para o também lusitano Sérgio Vieira, que ficou 40 dias à frente do América. O único a erguer um título foi o uruguaio Diego Aguirre, campeão gaúcho pelo Inter, que também teve breve passagem pelo Atlético. A ‘língua da bola’ não parece tão universal assim como dizem por aí...


Pra gringo ver
Em sua quarta edição, a Florida Cup começou ontem com fôlego um pouco menor... Se comparados com anos anteriores, quando times como River Plate, Estudiantes, Bayern Leverkusen e Schalke04 disputaram o torneio, neste ano os participantes são mais ‘modestos’. Da Europa, só equipes do segundo esquadrão: PSV (Holanda), Rangers (Escócia) e Légia Varsóvia (Polônia). De nossos vizinhos sul-americanos, Barcelona-EQU e Atlético Nacional-COL. Os representantes brasucas são Atlético, Corinthians e Fluminense, ainda em início de temporada (o Galo sequer levou sua equipe principal). Mesmo assim, a promessa é de bons públicos.

Temperatura morna
Após a pausa do final do ano – quando as baixas temperaturas praticamente obrigam a interrupção dos jogos –, o Campeonato Alemão está de volta neste final de semana... morno como de costume. Com 41 pontos (11 a frente do vice-líder Schalke 04), o Bayern de Munique visita seu xará de Leverkusen amanhã, tentando ampliar sua vantagem. Jogadores e o técnico Jupp Heynckes seguem o discurso de que é preciso manter a concentração, mas não há como negar que o foco é na Liga dos Campeões. Em fevereiro, encara o Besiktas, da Turquia, nas oitavas de final.

Novo D’Ale?
Acusado de assédio pelo Huracán, da Argentina, o Internacional anunciou nesta semana a assinatura de um pré-contrato com Martín Sarrafiore, de 20 anos. No Globo desde os 11 anos, o camisa 10 deve ser integrado ao Colorado em 1º de julho, quando termina seu vínculo com o clube argentino. A princípio, atuará na equipe B, até para sua adaptação. Dependendo do rendimento, irá para o time principal. Uma aposta de futuro para substituir o ídolo D’Alessandro, de 36 anos. A diferença é que D’Ale chegou a Porto Alegre em agosto de 2008 em outro estágio na carreira: já tinha 27 anos, defendia a Seleção Argentina e havia jogado na Alemanha (Wolfsburg), Inglaterra (Portsmouth) e Espanha (Zaragoza)...

De olho
Breel Embolo


Camaronês naturalizado suíço, Breel Embolo, atacante de 20 anos, começou em equipes pequenas da Basiléia: Nordstern (2006/2008) e Old Boys (2008/2010). Depois foi para o Basel, onde assinou primeiro contrato profissional em 2013. No ano seguinte, já estreou no time de cima. Com 31 gols em 94 jogos, foi contratado pelo Schalke 04 em julho de 2016. Na seleção suíça desde o sub-16, deve encarar o Brasil na estreia das equipes no Mundial da Rússia.

Tags: futinternacional