None

BOLA MUNDI

As dúvidas que rondam o PSG

Neymar seguirá no PSG na próxima temporada? Ou a especulada transferência para o 'algoz' da vez será mesmo confirmada?

postado em 08/03/2018 09:37 / atualizado em 08/03/2018 09:43

AFP

Após a eliminação do Paris Saint-Germain da Liga dos Campeões diante do Real Madrid, algumas perguntas (ainda sem respostas) têm assombrado os torcedores do time francês: Neymar seguirá no PSG na próxima temporada? Ou a especulada transferência para o ‘algoz’ da vez será mesmo confirmada?

Se recuperando da cirurgia no quinto metatarso do pé direito, o atacante tem previsão de voltar aos gramados no final de abril. Estaria apto, portanto, para as três últimas rodadas do Francês, diante de Amiens, Rennes e Caen (quando o time provavelmente já terá confirmado o título) e a provável final da Copa da França (contra Les Herbies ou Chambly, ambos da 3ª Divisão). Duelos sem o menor apelo, convenhamos...

Pelo sim, pelo não, uma ‘campanha’ pelo fico de Neymar já começou. Colega de equipe, o zagueiro Marquinhos foi direto: “Peço que Neymar fique, para que possamos amadurecer como equipe”. Mbappé acrescentou: “Espero que todos percebam a sorte de ter um jogador como ele na Liga Francesa”.

Com a demissão do técnico Unay Emery (foto) já definida, o PSG pode usar uma cartada: na lista de possíveis substitutos está o nome de Tite. Ele já afirmou que pretende seguir no comando da Seleção após a Copa, mas nunca se sabe. Os demais ‘candidatos’ seriam Luis Enrique, Conte, Ancelloti, Roberto Mancini e Massimiliano Allegri, todos de mais ‘peso’ que Emery.

Seja quem for o comandante, o fato é que o elenco do PSG deve passar por uma reformulação. ‘Velhos de casa’ devem ser dispensados e jogadores com perfil de ‘operários’ contratados. O primeiro deles, o belga Fellaini (Manchester United), que deve chegar logo após a Copa. Resta saber se terá ou não a companhia de Neymar.


SÓ TEM JOGÃO!
Se Neymar viu o sonho de ser campeão da Liga ir por água abaixo, semana que vem será a vez de Messi tentar levar o Barça adiante. Mas a tarefa não será fácil após o 1 a 1 com o Chelsea no jogo de ida, quando, mais uma vez, ele salvou o time fazendo o gol de empate. À exceção do Bayern de Munique, que fez 5 a 0 no Besiktas, os demais confrontos estão totalmente em aberto, com leve favoritismo para Manchester United (diante do Sevilla) e Roma (contra o Shakthar). Ontem, o Manchester City, que goleado o Basel por 4 a 0, confirmou a classificação com derrota por 2 a 1. E a Juventus despachou o Tottenham, na Inglaterra, com vitória por 2 a 1. As quartas de final prometem!


PRESENTE DE GREGO?
No Dia Internacional da Mulher, a Seleção Brasileira feminina Sub-20 pode ganhar um ‘presente de grego’: serão sorteados hoje os grupos do Mundial da categoria, que será disputado na França entre 5 e 24 de agosto. Com França, Alemanha, Coreia do Norte (atual campeã) e Japão como cabeças de chaves, as garotas do Brasil ainda podem dar o azar de pegar logo de cara pedreiras como Estados Unidos (campeãs em 2002, 2008 e 2012) e Nigéria (Vice em 2010 e 2014). Com 26 jogadoras, a delegação fica no interior de São Paulo até o dia 18, para a primeira fase de treinamentos. O destaque é a atacante alagoana Geyse, de 19 anos, Bola de ouro e artilheira do último sul-americano com 12 gols. Precoce, ela já disputou o Mundial de 2016, quando a equipe foi eliminada nas quartas de final. A melhor colocação até hoje foi o terceiro lugar em 2006.


Bola de luto
O falecimento do zagueiro italiano Davide Astori, encontrado morto em seu quarto na concentração da Fiorentina para a partida contra a Udinese, comoveu a Europa: todos os jogos da 27a rodada do Italiano foram suspensos; Fiorentina e Cagliari (onde atuou de 2008 a 2016) aposentaram a camisa 13; as partidas da Liga dos Campeões tiveram um minuto de silêncio em sua homenagem. Mesmo em momento de dor e tristeza, uma dúvida insiste em não se calar: como um jogador submetido frequentemente a baterias de exames nunca teve problemas cardíacos constatados? Pela seleção italiana, Astori chegou a disputar a Copa das Confederações 2013 no Brasil.


Tudo ou nada
Seis derrotas nos últimos oito jogos. Apenas sexto colocado na Premier League. Cabeça do técnico Arsène Wenger a prêmio após 21 anos de trabalho. Esse é o resumo da fase vivida pelo Arsenal. Para amenizar a crise, o clube aposta na Liga Europa. A primeira missão é superar o Milan hoje, na Itália, no jogo de ida das oitavas de final. Mas a parada será torta: o adversário, sem chances de título nacional, também concentra forças no torneio e, ao contrário dos ingleses, vem em ascensão com o técnico Genaro Gattuso. Em caso de eliminação? Adeus, mister Wenger...


Caso raro
Vendido ao Betis pelo Borussia Dortmund em janeiro, o zagueiro espanhol Marc Batra viverá situação ‘inusitada’ hoje, antes da partida dos alemães diante do Red Bull Salzburg, pela Liga Europa: será homenageado pelo ex-clube! No Borussia, ele disputou mais de 50 partidas e conquistou a Copa da Alemanha de 2017. De olho na Copa da Rússia, a volta à terra-natal foi a forma de tentar ganhar mais espaço na Seleção Espanhola.


Fome de gols
Bastaram 40 minutos para Ricardo Goulart roubar a cena na rodada da Liga dos Campeões da Ásia. Após ver o Guangzhou começar perdendo de 2 a 1 do Jeju United (COR), fez quatro gols no segundo tempo (seu recorde) e decretou o placar final: 5 a 3. Agora, tem 89 gols em 134 partidas pelo clube chinês (média de 0,66 por jogo). Com uma única chance na Seleção (amistoso contra o Equador, em 2014), ele espera ter tempo para entrar no ‘radar’ de Tite. A rodada ainda contou com mais nove gols brasucas: Oscar (2), Alexandre Pato, Alan, Magno Cruz, Nivaldo, Edgar Silva, Ricardo Lopes e Elsinho.


Tio Sam em outra!
Após apostar em ‘medalhões’ nos últimos anos, a nova temporada da MLS, principal liga do futebol norte-americano, começou no final de semana com um ‘mantra’: investir em jovens promessas. O destaque é o argentino Barco (ex-Independiente), de 18 anos, contratado pelo Atalanta United por US$ 15 milhões (R$ 50 mi). O Brasil só tem dez representantes – os mais famosos são Íbson e Ilsinho, ficando atrás de Argentina (22) e Colômbia (12). Apesar de raros, ainda há espaço para grandes nomes como o espanhol Davi Villa (New York City), o alemão Schweinsteiger (Chicago Fire), e o inglês Ashley Cole (Los Angeles Galaxy).


De olho
Alphonso Davies

Com apenas 17 anos, o atacante Alphonso Davies é o que se pode chamar de garoto prodígio. Nascido em Gana, estreou no profissional do Vancouver Whitecaps com 16 anos e na Seleção do Canadá aos 17. Bom nos dribles e com um físico invejável, protege bem a bola dos adversários. Dono de chute potente, tem conseguido cada vez mais espaço no time titular, podendo atuar tanto pela direita quanto pela esquerda. Já estaria no radar de gigantes europeus.