None

BOLA MUNDI

Coadjuvantes que fazem diferença

O time espanhol teve dois trunfos: as ousadas alterações do técnico Zinedine Zidane e a estrela de jogadores como Asensio e Marcelo

postado em 26/04/2018 09:05 / atualizado em 26/04/2018 09:20

AFP / Christof STACHE

Depois das reviravoltas que marcaram as quartas de final da Liga dos Campeões, pode parecer difícil cravar, mas os torcedores de Real Madrid e Liverpool já devem estar reservando suas passagens para a final em Kiev, na Ucrânia, em 26 de maio, numa possível reedição da decisão da temporada 1980/1981, quando os Reds levaram a melhor. E muito deste ‘favoritismo’ se deve também a um fator: os clubes contam com coadjuvantes que não têm sido coadjuvantes.

Ontem, no duelo entre Bayern e Real Madrid, em Munique, quando os goleadores Cristiano Ronaldo e Lewandowski não conseguiram brilhar, o time espanhol teve dois trunfos: as ousadas alterações do técnico Zinedine Zidane e a estrela de jogadores como Asensio e Marcelo – para muitos o melhor lateral-esquerdo da atualidade. O brasileiro, que já havia balançado as redes nas vitórias sobre PSG, nas oitavas, e Juventus, nas quartas, voltou a fazer um belo gol ontem.

No duelo de volta, semana que vem, em Madrid, o Bayern, se estiver completo (Robben fez muita falta e Boateng dá mais segurança ao setor defensivo), pode dar o troco, é claro. Pode até se inspirar na Juventus, que, nas quartas de final, venceu o Real por 3 a 1 em plena Espanha. Mas nem sempre o raio cai duas vezes no mesmo lugar... E dificilmente CR7 passa duas partidas decisivas em branco.

Na outra semi, o Liverpool, que ganhou de 5 a 2 da Roma, também ainda não dá a vaga como certa, pois os italianos, que precisam vencer por três gols de diferença, conseguiram o mesmo feito diante do Barça nas quartas. Mas acredito que será difícil repetir a proeza. E não só pelo brilho do egípcio Salah (43 gols na temporada, sendo 10 na Liga).

Na Champions, Roberto Firmino balançou as redes 10 vezes em 11 jogos. Se fizer mais um, se tornará o brasuca com mais gols em uma edição da competição (Kaká e Neymar são os recordistas, com 10). Além disso, já deu sete assistências aos companheiros. Fechando o trio ofensivo, o senegalês Sadio Mané marcou oito gols, transformando o Liverpool no primeiro clube a ter três jogadores com mais de oito gols em uma mesma edição da Liga. Para completar, Milner tem a impressionante marca de nove assistências, outro recorde. Não há como negar: a Roma precisará de outro milagre.

Em busca dos recordes
Campeão Inglês por antecipação, o Manchester City poderia entrar nas últimas rodadas só pra “cumprir tabela”. Mas o técnico Pep Guardiola quer o time 100%! A motivação? Quebrar várias marcas: mais pontos (95, hoje tem 90), mais vitórias (30, tem 29), mais gols (103, tem 98), maior saldo de gols (71, tem 73), mais vitórias como visitante (15, tem 14) e maior vantagem sobre o vice (18, tem 16). O adversário da vez é o West Ham, fora de casa. Depois, ainda encara Huddersfield, Brighton e Southampton.

Sequência de títulos
Após faturar a Copa do Rei com goleada de 5 a 0 sobre o Sevilla, o Barcelona pode erguer a taça do Espanhol neste fim de semana. E antes mesmo de entrar em campo... Basta que o Atlético de Madrid (2º, com 72 pontos), que joga mais cedo, não vença o Alavés fora de casa. Assim, com apenas mais três partidas, a equipe de Madrid não teria como alcançar o líder (83). Caso o Atlético vença, o Barça também confirma o título com um triunfo sobre o praticamente rebaixado La Coruña.

Virada na reta final?
Ao vencer a Juventus por 1 a 0 na última rodada, o Napoli incendiou o Campeonato Italiano: a diferença entre as equipes agora é de apenas um ponto (86 a 85). E, a depender do nível dos adversários, o Napoli pode protagonizar virada incrível e quebrar a hegemonia da Velha Senhora (hexacampeã). Enquanto enfrenta Fiorentina, Torino, Sampdoria e Crotone, a Juve terá pela frente Internazionale, Bologna, Roma e Verona. Com um “detalhe”: faz dois clássicos como visitante.

Briga de foice
Com domínio absoluto do PSG, o Campeonato Francês assiste agora a um duelo entre Monaco (70 pontos), Lyon (69) e Olympique Marselha (69) pelas outras duas vagas do país na próxima Liga dos Campeões. O detalhe é que não haverá mais duelos diretos entre eles. Assim, se dará melhor quem não tropeçar em adversários ‘menores’. Nesta rodada, o Lyon recebe o Nantes (9º, 46) e o Monaco encara o Amiens (13º, 40). O Olympique é o único que joga fora de casa, diante do Angers (14º, 37).

Clássicos no Oriente
O sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia promoveu três clássicos nacionais. O mais aguardado é o duelo chinês entre Tianjin Quanjian (de Alexandre Pato) e Guangzhou Evergrande (de Ricardo Goulart e Alan), candidatos ao título. Os iranianos Zob Ahan e Esteghlal também medem forças, assim como os coreanos Ulsan Hyundai e Suwon. Outro favorito, o Shanghai, de Oscar, Hulk e Elkeson, encara o Kashima (JAP). Vinte e cinco brasucas seguem na disputa. Só Persepolis (Irã) e Al Saad (Catar) não contam com brasileiros. Os jogos de ida serão realizados em 7, 8 e 9 de maio.

De olho

Ramadan Sobhi

Atacante egípcio, Ramadan Sobhi  de 21 anos, começou na base do Al-Ahly aos 8 anos e estreou no time de cima aos 17. Logo já estava na Seleção Sub-18. Talentoso, queimou etapas e fez o primeiro jogo pela Seleção principal com 18 anos e cinco meses. Em duas temporadas, ajudou o Al-Ahly a faturar o bi egípcio e da Supercopa do Egito, marcando 17 gols em 74 partidas. Em julho de 2016, foi contratado pelo Stoke City, da Inglaterra, por cinco milhões de euros, com contrato até 2022. Mas dificilmente permanecerá na equipe. Seguindo ‘recomendação’ de Salah, o Liverpool deve contratá-lo. É figura certa na Copa da Rússia.