None

BOLA MUNDI

Copa dos meia-boca?

O fato é que, ao menos em anos de Copas do Mundo, o calendário precisa de maiores cuidados. Não é concebível que, no maior torneio do planeta, alguns dos astros cheguem 'no bagaço'

postado em 10/05/2018 08:37 / atualizado em 10/05/2018 08:42

AFP/Damien Meyer

Os principais campeonatos europeus estão em sua reta final. Quarta-feira tem a decisão da Liga Europa. Dia 26, a final da Liga dos Campeões. Mas, faltando apenas 35 dias para o início do Mundial da Rússia, a expectativa fica pela divulgação da lista dos convocados pelas 32 seleções. E, mais uma vez, as lesões podem deixar de fora vários jogadores importantes. Culpa do bendito calendário...

A última baixa foi o lateral brasileiro Daniel Alves (foto). Com um estiramento, precisará de três semanas para se recuperar. Deve perder ao menos a estreia na Copa. Já o lateral esquerdo Filipe Luís e o atacante Neymar se recuperam de cirurgias e não estarão com o tal “ritmo de jogo”.

Outras favoritas ao título também sofrem. A Alemanha dificilmente terá o goleiro Neuer em boas condições. O mesmo se aplica ao argentino Agüero, que operou o joelho direito em abril. O craque Messi é outro que carrega o peso do excesso de jogos. Já a França perdeu o zagueiro Koscielny e a Inglaterra o também defensor Joe Gomez. Além de várias outras baixas em países menos cotados...

Rusgas entre seus cartolas à parte, Fifa e Uefa precisam se entender. O fato é que, ao menos em anos de Copas do Mundo, o calendário precisa de maiores cuidados. Não é concebível que, no maior torneio do planeta, alguns dos astros cheguem ‘no bagaço’, tendo disputado até 60 jogos na temporada. E como a maior parte dos jogadores que estará no Mundial atua no futebol europeu, o estrago é ainda maior. Que os deuses da bola nos ajudem...

Quebrar o jejum
Não dá pra negar: o Atlético de Madrid é favorito a faturar a Liga Europa, quarta-feira, diante do Olympique. Mas os franceses têm motivos pra acreditar. Em especial, o fato de a final ser em Lyon, distante 314 quilômetros de Marselha. Em menos de duas horas de trem-bala, a fanática torcida estará no estádio e pode ser decisiva para quebrar uma sina: nas decisões que disputou, o Olympique foi vice (98/99, diante do Parma; e 2003/2004, diante do Valencia). Nenhum clube francês jamais venceu a competição. Aliás, o único título continental do país foi a Liga dos Campeões de 92/93, conquistada pelo próprio Olympique diante do Milan. Mas aquele time contava com Barthez, Desailly, Deschamps, Abedi Pelé, Rudi Völler... Bem diferente da realidade atual.

Precipitação?
Sem adversários locais, o PSG já faturou a tríplice coroa (Francês, Copa da França e Copa da Liga), mas a torcida mantém expectativa elevada para as últimas rodadas do Nacional. O motivo? O possível retorno de Neymar após se recuperar de cirurgia. Muitos querem que ele seja relacionado para o jogo de sábado, contra o Rennes. A cautela recomenda esperar mais: contra o Caen, dia 19. Antes disso, no domingo, o brasuca pode faturar o prêmio de melhor jogador do Francês: concorre com os companheiros Cavani e Mbappé e Thauvin, do Olympique.

Chuva de gols
Se o duelo mais esperado das oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia, entre os chineses Tianjin Quanjian e Guanghzou Evergrande, terminou em 0 a 0, as redes balançaram com força nos outros confrontos. Foram 25 gols em sete partidas, com direito a ‘zebras’: o Kashima Antlers meteu 3 a 1 no Shangai East Asia, de Oscar, Hulk e Elkeson (fez o gol de honra), e o Buriram, da Tailândia, contou com artilharia brasuca – Edgar Silva (2) e Diogo – para bater o Jeonbuk, da Coréia do Sul, por 3 a 2. Romarinho também deixou sua marca na vitória de 3 a 2 do Al Jazira sobre o Persepolis. Os duelos de volta no início da semana prometem!

Vale sim!
Muita gente diz que o segundo lugar é o primeiro dos últimos... O que diriam então do 4º lugar? Mas quando o que está em jogo é uma vaga na Liga dos Campeões, vale muito! Esta disputa esquentará a última rodada do Campeonato Alemão: Hoffeinhem (52 pontos), Bayer Levekusen (52), RB Leipzig (50) e Eintracht Frankfurt (49) estão na briga. Hoffenheim e Eintracht têm desafios mais complicados, pois pegam Borussia Dortmund (2º) e Schalke (3º), respectivamente. Leverkusen e Leipzig enfrentam os ‘desinteressados’ Hannover (13º) e Hertha (10º). Quem leva? Como ‘consolação’, 5º e 6º colocados vão pra Liga Europa.

Vai faltar chope!
Após conquistar a Copa da Itália ontem ao bater o Milan na final, a Juventus já pode erguer outro caneco. Faltando só duas rodadas do Italiano, tem seis pontos de frente sobre o Napoli e ampla vantagem no saldo de gols (61 a 45). Assim, mesmo se perder os dois confrontos, deve faturar o hepta. Mas todos querem resolver a parada de uma vez. Para isso, basta um empate com a Roma, fora de casa. O Napoli visita a Sampdoria. Outras brigas boas são pela última vaga na Liga dos Campeões – Lazio (71) e Internazionale (69) – e pela Liga Europa, em um confronto direto entre Milan (60) e Atalanta (59).

Nos passos de Zico
O craque espanhol Iniesta, que completa 34 anos amanhã, pode dar um verdadeiro presente aos japoneses, caso sua ida ao Vissel Kobe seja confirmada. A possibilidade é real, pois o presidente da Rakuten, empresa que patrocina o Barcelona, é também o proprietário do clube japonês. Com contrato de três temporadas, Iniesta receberia 25 milhões de euros por ano para fazer papel semelhante ao de Zico entre 1991 a 1994, quando defendeu o Kashima Antlers em 65 partidas, fez 45 gols e se tornou ídolo e referência de toda uma geração. A janela de transferências no Japão reabre em 15 de agosto.


De olho
Alex Gersbach

Considerado um dos talentos mais promissores da Austrália, o lateral-esquerdo Alex Gersbach, de 21 anos, está na lista dos 32 pré-convocados para a Copa da Rússia. Filho de pai de origem alemã e mãe de origem grega, estreou como profissional no Sydney com apenas 17 anos e três meses. Logo já servia à Seleção. Se destacou e, em janeiro de 2016, foi negociado ao Rosenborg, da Noruega. Na mesma época, debutou no time principal dos Socceros. Desde janeiro defende o Lens, da França. Com contrato só até 30 de junho, pode usar o Mundial para garantir uma transferência para uma equipe de maior peso.