None

BOLA MUNDI

Vida antes e pós-CR7

Não são poucos os empresários que têm procurado a Vecchia Segnora para oferecer seus jogadores... Afinal, quem não quer atuar ao lado de CR7?

postado em 19/07/2018 08:22 / atualizado em 19/07/2018 08:27

Reprodução/Twitter Juventus

Muito mais do que pelo aspecto financeiro, a badalada transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus, após nove temporadas de sucesso no Real Madrid, pode elevar o Campeonato Italiano a um novo patamar, justo quando a federação de futebol do país vive um de seus piores momentos (a Azzurra nem sequer se classificou para o Mundial da Rússia). Não são poucos os empresários que têm procurado a Vecchia Segnora para oferecer seus jogadores... Afinal, quem não quer atuar ao lado de CR7?

O lateral esquerdo brasileiro Alex Sandro, por exemplo, já tinha sua saída da Juve dada como certa (era especulado por Chelsea, Paris Saint-Germain, Manchester City e Manchester United), mas mudou de ideia “repentinamente”. Paul Pogba, um dos pilares do título mundial conquistado pela França na Rússia, pode ser repatriado para repetir o sucesso que teve em sua primeira passagem pelo clube. O zagueiro uruguaio Godín é mais um que está na mira. Outros menos cotados também estão à espera de uma oportunidade.

Como Cristiano só se juntará ao grupo de jogadores da Juventus no final do mês, fica a pergunta: será que ele já estará em campo no torneio amistoso que reunirá nos Estados Unidos algumas das principais equipes da Europa? Ou melhor ainda: será que estará em ação contra o seu ex-clube Real Madrid, dia 5 de agosto?

Do outro lado, sem sua principal referência nas últimas temporadas, o Real tenta seguir o seu caminho. Na reapresentação do grupo no início desta semana, o clube deu ênfase às caras novas, como os jovens Vinícius Júnior (ex-Flamengo) e Odriozola (lateral ex-Real Sociedad). Parece muito pouco para quem se acostumou com uma rotina de conquistas. Mas os dirigentes prometem não ficar chorando pelo leite derramado. Grandes cartadas virão. Quase certos estão os belgas Courtois e Hazard. Um alento à torcida madridista. Mas colocar sobre eles o peso de substituir CR7 pode ser temeroso demais.

Ídolos de volta
Nesta semana, o retorno de dois grandes camisas 10 à atividade agitou a mídia esportiva: nada menos do que Maradona e Zico. Enquanto o El Diez assumiu a presidência do Dynamo de Brest, na Bielorrúsia, com um contrato válido por três anos, o Galinho foi anunciado como diretor técnico do Kashima Antlers, do Japão, ao menos até o final do ano. Desde 2016, quando esteve no Goa (da Índia), o brasuca não atuava na função. Com estilos praticamente opostos, resta saber quem terá melhores resultados.

The Best
Na segunda-feira, a Fifa anuncia os nomes dos três finalistas ao prêmio The Best, que a partirir de agora consagrará o melhor da temporada e não mais apenas do ano corrente. A grande expectativa é se Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que têm dominado as indicações nos últimos 10 anos, terão novos concorrentes – ou se algum deles ficará de fora pela primeira vez. Os mais cotados são o francês Griezmann, que acaba de ser campeão do Mundo, e o croata Modric, eleito o craque da Copa. Correndo (muito) por fora, o egípcio Salah e o brasileiro Neymar.

De olho
Filip Benkovic

Cria da base do Dinamo Zagreb, onde chegou aos 11 anos, o zagueiro Filip Benkovic é uma das forças da nova geração croata. Na seleção desde o sub-17, já atua nos profissionais desde os 19 anos, tendo participado de competições como Liga dos Campeões e Liga Europa. Grandalhão (1,94m) e com bom porte físico, cabeceia bem e marca seus gols. Tem boa saída de bola e apresenta certa habilidade, até arriscando alguns lançamentos. Aos 21 anos, vem sendo cogitado por alguns gigantes europeus nesta janela de transferências.